Gestão de QSMS

Gestão integrada em Qualidade, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde

A Qualidade, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde denominada como QSMS é uma junção integrada de gestão, que busca unir os processos referentes à qualidade laboral, segurança do trabalho, meio ambiente e saúde colaborativa. Seu objetivo é fazer com que esses aspectos tenham concordância com a atuação da empresa e as necessidades de cada organização.

O método foi criado para atender as demandas do mercado corporativo e de trabalho, onde cada vez mais há a integração entre as tendências socioeconômicos sustentáveis, os funcionários e clientes.

A QSMS é regida por normas que segmentam a profissão e estabelecem as ações profissionais. Veja quais são essas regas:

· ISO 14001 – diz respeito à gestão do meio ambiente;

· ISO 9001 – refere-se à gestão de qualidade;

· ISO 45001– regulamenta as gestões de segurança e saúde do trabalho.

É comprovado que as empresa que trabalham com o sistema de gestão integrada têm um aumento significativo nas chances de obter sucesso – boa parte em razão de a empresa se tornar mais competente e preparada para desenvolver os seus trabalhos. O aperfeiçoamento dos serviços ocorre de forma mais agradável para os colaboradores, agregando valor às preferências dos clientes e em consonância com as leis ambientais.

A gestão integrada de QSMS é um sistema que permite o reconhecimento e o mapeamento das questões que podem atrapalhar o crescimento do empreendimento, dessa forma é indispensável que se faça um bom planejamento estratégico em cima dos procedimentos que abrangem a QSMS.

No entanto a gestão integrada só pode ser definida e começar a atuar, após uma minuciosa vistoria de todos os processos executados na organização, a qual deve levar em conta os efeitos ambientais das atividades desenvolvidas na produção e a observação dos riscos, que ameaçam a segurança e a saúde dos empregados.

Entre os requisitos que o gestor de QSMS deve ponderar estão aspectos eficazes de redução de custos, aumento na qualidade de vida dos colaboradores, cumprimento dos regulamentos e leis obrigatórias.

Os profissionais que atuam na área de gestão integrada de QSMS são responsáveis por implementar políticas internas nas empresas, traçar os objetivos e metas a serem alcançadas – todas essas questões fazem parte de uma gestão integrada e bastante estruturada.

As funções que tangem a ação de gestores de QSMS são complexas, delicadas e mexem consideravelmente com a organização que será trabalhada. “Esses profissionais atuam gerenciando médicos do trabalho, engenheiros de segurança e ambientais, fisioterapeutas do trabalho e enfermeiros do trabalho e participam ainda da equipe de engenharia da qualidade que desenvolve produtos seguros à população consumidora”, informa o professor Jean Paulo Farias, coordenador do MBA em Gestão de QSMS da Faculdade Inspirar.

“A maior importância da profissão é proporcionar integração entre as áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho. E proporcionar muitos benefícios ao produto, por trazer consigo o olhar do consumidor e suas preocupações, bem com a filosofia da proteção ambiental e conhecimentos técnicos de sustentabilidade, além de sólidos princípios de respeito à vida do trabalhador, podendo orientar a direção da empresa em ações estratégicas para prevenir processos trabalhistas e de responsabilidade social”, ressalta Farias.

É por este motivo que os profissionais que ocupam este cargo devem estar preparados para o oficio e necessitam de capacitação e conhecimentos específicos para gerir com excelência as organizações.

O MBA em Gestão de QSMS da Faculdade Inspirar é uma especialização Lato Sensu profissionalizante, que visa a capacitação da mão de obra operacional, administrativa e executiva.

O curso dá aos profissionais uma habilitação para gerenciarem serviços multiprofissionais, interagindo com o processo produtivo – circunstância que se torna um diferencial competitivo para os profissionais do mercado empresarial.

A especialização em QSMS da Faculdade Inspirar é na modalidade Semipresencial com aulas on-line, as quais contam com material previamente elaborado pela curadoria da Inspirar e a presença do professor.

Além dos conteúdos remotos, o curso terá um módulo presencial com um profissional de grande referência no mercado, para que os alunos coloquem em prática as vivências aprendidas durante a especialização e também possam interagir com o professor de renome nacional. Matricule-se no curso: https://www.inspirar.com.br/pos-qsms e venha se tornar um profissional diferenciado e com destaque no mercado de trabalho.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais