Graduação EaD Vantagens e Desvantagens: em qual perfil você se encaixa?

Com as oportunidades que a tecnologia oferece tornou-se viável conquistar uma graduação até mesmo para aqueles que tem horários difíceis de trabalho e pouco flexíveis. Conciliar estudo e profissão já não é tão difícil assim.

A grande maioria das faculdades estão aderindo à graduação EAD, e, com isso, proporcionando oportunidade de aprendizado para quem não consegue, por exemplo, ter condições de se deslocar até uma instituição de ensino.

Com o Ensino à Distância em franca expansão surgem várias dúvidas – entre elas se a graduação EAD tem a mesma equivalência de diploma de um curso presencial. E também a dúvida de o que é melhor optar: pelo EaD ou pelo ensino presencial?

A diretora de graduação da Faculdade Inspirar, que também oferta a modalidade EaD, professora Melissa Diaz, diz que o EaD tem diversas vantagens. Uma delas é dar autonomia e espaço pro aluno mais tímido. “Como a interação virtual é mais fácil, os alunos mais tímidos se sentem mais seguros para perguntar e até desenvolver amizades”, explica.

Confira algumas vantagens e desvantagens do Ensino à Distância e veja qual opção se encaixa melhor no seu perfil:

Vantagens EaD:

  1. O aluno pode estudar onde quiser e a hora que desejar;
  2. Com as aulas online é possível pausar, voltar e assistir o conteúdo quantas vezes forem necessárias;
  3. O diploma tem o mesmo reconhecimento que o da graduação presencial;
  4. Economia de tempo e dinheiro;
  5. Permite que o aluno tímido mantenha mais contato com colegas e professores, já que a interação virtual é mais fácil.

Desvantagens EaD:

  1. Depende de uma boa conexão com a internet;
  2. Tem que existir disciplina, justamente porque não há uma cobrança direta, e o horário de estudo é 100% livre, o aluno que não for disciplinado pode acabar se perdendo nos prazos e tempo de estudo, correndo o risco de não acompanhar o curso à distância;
  3. Necessariamente cursar em uma boa faculdade (aqui, embora valha para o presencial também, o aluno deve estar muito atento quanto às tecnologias e plataformas aplicadas, uma vez que o estudo solitário, sem interação, tende a necessitar mais de um material completo e claro, além de programas intuitivos e de fácil manuseio).

 

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828