Hematologia

Entenda como a especialidade atua no tratamento de doenças do sangue

A palavra Hematologia é de origem grega e significa estudo do sangue. O líquido vermelho que corre em nossas veias é de extrema importância para o corpo humano, pois exerce a função de defender o organismo, transportar oxigênio para todos os órgãos e levar até o fígado os nutrientes absorvidos pela ingestão de alimentos.

Diante da relevante função desempenhada pelo sangue se fez necessário o estudo e conhecimento dele – por este motivo foi criada a Hematologia, a especialidade médica responsável por investigar, diagnosticar e tratar problemas sanguíneos.

O sangue é um dos recursos mais utilizados para a avaliação do estado de saúde das pessoas, além de ser um mecanismo eficaz na descoberta dos mais variados tipos de doenças. Contudo, em alguns casos ocorrem distúrbios no sangue – os mesmos são prejudiciais à saúde humana e podem ser hereditários ou adquiridos ao longo da vida. Alguns exemplos:

· Anemia- deficiência na concentração da hemoglobina (elemento que transporta oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo).

· Leucemia- doença que danifica os glóbulos brancos (defensores do organismo) provocando o acúmulo de células doentes na medula óssea.

· Hemofilia- distúrbio na coagulação do sangue.

· Talassemia- patologia que afeta a produção de hemoglobinas.

· Trombose- formação de coágulos nas veias do corpo e possíveis obstruções venosas.

Fique atento aos sinais pertinentes às doenças no sangue:

· Alterações na cor da pele;

· Maior viscosidade do sangue;

· Fadiga e falta de fôlego;

· Perdas excessivas de sangue;

· Hematomas;

· Surgimento de manchas vermelhas na pele;

· Inchaço e dores nas articulações;

· Predisposição para determinadas infecções.

No surgimento de alguns destes sintomas, o mais recomendado é procurar por um médico hematologista: profissional voltado para o cuidado com o sangue. Ele está presente em todas as instituições de saúde, pois tem a responsabilidade de analisar exames de sangue, preparar e acompanhar transfusões e doações sanguíneas, bem como diagnosticar e tratar as doenças advindas do sangue.

De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), a Hematologia é uma das áreas da medicina que mais avança em novos tratamentos e técnicas diagnosticas devido ao estudo destinado à genética.

Agora você já sabe sobre a função que o sangue exerce no corpo humano, quais as doenças que o afetam e os sintomas que as mesmas causam no organismo. Ressaltamos a importância de consultar um hematologista se por ventura você sinta ou então conheça pessoas com os sintomas mencionados.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais