Hematologia

3 minutos para ler

Entenda como a especialidade atua no tratamento de doenças do sangue

A palavra Hematologia é de origem grega e significa estudo do sangue. O líquido vermelho que corre em nossas veias é de extrema importância para o corpo humano, pois exerce a função de defender o organismo, transportar oxigênio para todos os órgãos e levar até o fígado os nutrientes absorvidos pela ingestão de alimentos.

Diante da relevante função desempenhada pelo sangue se fez necessário o estudo e conhecimento dele – por este motivo foi criada a Hematologia, a especialidade médica responsável por investigar, diagnosticar e tratar problemas sanguíneos.

O sangue é um dos recursos mais utilizados para a avaliação do estado de saúde das pessoas, além de ser um mecanismo eficaz na descoberta dos mais variados tipos de doenças. Contudo, em alguns casos ocorrem distúrbios no sangue – os mesmos são prejudiciais à saúde humana e podem ser hereditários ou adquiridos ao longo da vida. Alguns exemplos:

· Anemia- deficiência na concentração da hemoglobina (elemento que transporta oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo).

· Leucemia- doença que danifica os glóbulos brancos (defensores do organismo) provocando o acúmulo de células doentes na medula óssea.

· Hemofilia- distúrbio na coagulação do sangue.

· Talassemia- patologia que afeta a produção de hemoglobinas.

· Trombose- formação de coágulos nas veias do corpo e possíveis obstruções venosas.

Fique atento aos sinais pertinentes às doenças no sangue:

· Alterações na cor da pele;

· Maior viscosidade do sangue;

· Fadiga e falta de fôlego;

· Perdas excessivas de sangue;

· Hematomas;

· Surgimento de manchas vermelhas na pele;

· Inchaço e dores nas articulações;

· Predisposição para determinadas infecções.

No surgimento de alguns destes sintomas, o mais recomendado é procurar por um médico hematologista: profissional voltado para o cuidado com o sangue. Ele está presente em todas as instituições de saúde, pois tem a responsabilidade de analisar exames de sangue, preparar e acompanhar transfusões e doações sanguíneas, bem como diagnosticar e tratar as doenças advindas do sangue.

De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), a Hematologia é uma das áreas da medicina que mais avança em novos tratamentos e técnicas diagnosticas devido ao estudo destinado à genética.

Agora você já sabe sobre a função que o sangue exerce no corpo humano, quais as doenças que o afetam e os sintomas que as mesmas causam no organismo. Ressaltamos a importância de consultar um hematologista se por ventura você sinta ou então conheça pessoas com os sintomas mencionados.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.