Imunidade Baixa?

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Saiba como aumentá-la

Responsável pelas defesas naturais do nosso organismo, o sistema imunológico virou o centro das atenções em tempos de Coronavírus.

O sistema imunológico, também conhecido como sistema imune, é um mecanismo de defesa do organismo contra agentes infecciosos. É um sistema complexo, que pode ser definido como um conjunto de células, moléculas e tecidos especiais que trabalham juntos para proteger nosso corpo contra bactérias, vírus e outros micro-organismos que ameaçam a saúde.

Para desempenhar essa função, o sistema imunológico é capaz de diferenciar as células do próprio corpo e as células invasoras – ação que garante a defesa do organismo. Todos nós já nascemos com os mecanismos que promovem a imunidade, a chamada imunidade inata. Ao longo da vida vamos aprimorando nossas defesas, de acordo com os tipos de ameaças que enfrentamos.

Para fortalecer o sistema imunológico, prevenir o desenvolvimento de algumas doenças e ajudar o corpo a reagir aquelas que já se manifestaram, é importante ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais, diminuir o consumo de fontes de gordura, açúcar e industrializados (como corantes e conservantes).

Além disso, manter um estilo de vida saudável também é uma das melhores estratégias para manter o sistema de defesa do corpo forte e eficiente. O recomendado é não fumar, comer alimentos saudáveis, praticar exercícios físicos de forma regular, ter o peso adequado, evitar o estresse e consumir bebidas alcoólicas com moderação.

Listamos alguns hábitos que devem ser realizados para aumentar a imunidade:

1. Beber bastante água;

2. Dormir 8 horas por dia;

3. Evitar o consumo de álcool;

4. Incluir folhas verdes em sua alimentação;

5. Manter os níveis indicados de Vitamina D;

6. Manter os exames em dia;

7. Praticar atividades físicas;

8. Reduzir o nível de estresse;

9. Alimentar-se bem.

Alguns alimentos que aumentam a imunidade:

· Ômega-3: sardinha, salmão, arenque, atum, sementes de chia, nozes e linhaça;

· Zinco: ostras, camarão, carne de vaca, frango, peru e peixe, fígado, grãos integrais e frutos secos (castanha, amendoim e castanha do Pará);

· Vitamina C: laranja, tangerina, abacaxi, limão, morango, melão, mamão, manga, kiwi;

· Probióticos: iogurte natural e leite fermentado para manter a saúde intestinal;

· Vitamina E: sementes de girassol, avelã, amendoim, amêndoas, pistache, manga, azeite de oliva e nozes;

· Vitamina A: cenoura, babata doce, manga, espinafre, melão, acelga, pimentão vermelho, brócolis, alface e ovo.

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