Entenda a diferença entre essas doenças
Muitas pessoas, devido às suas atividades laborais, são acometidas com dores nos punhos, que resultam em doenças como Ler e Dort. Tanto LER quanto DORT designam síndromes causadas por esforços repetitivos e contínuos. No entanto, cada qual tem suas particularidades.
O que é LER?
O termo LER é a abreviatura de Lesões por Esforços Repetitivos e consiste em uma doença na qual movimentos repetitivos, em alta frequência e em posição ergonômica incorreta, podem causar lesões de estruturas do sistema tendíneo, muscular e ligamentar.
A lesão por esforço repetitivo normalmente é um processo inflamatório que se instala lentamente, sendo muitas vezes percebido quando já está avançado.
O que é DORT?
O termo DORT significa Doenças Osteomuscular Relacionadas ao Trabalho. É causada por mecanismos de agressão – que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução – até vibração, postura inadequada e estresse.
A condição é entendida como uma doença ocupacional. Existem profissionais expostos a maior risco: pessoas que trabalham com computadores, em linhas de montagem e de produção ou operam britadeiras, além de digitadores, músicos, esportistas ou pessoas que fazem trabalhos manuais.
A principal diferença entre elas é de que DORT representa um grupo de doenças musculoesqueléticas causadas por atividades contínuas e repetitivas relacionadas ao trabalho desempenhado, e LER nem sempre apresenta propriamente uma lesão em qualquer estrutura do aparelho musculoesquelético ou está relacionada à atividade laboral.
Ambas podem levar à incapacidade temporária ou permanente. Em geral, os locais afetados são os mais submetidos à sobrecarga durante a execução das atividades cotidianas. Contudo, já se sabe que, além dos fatores mecânicos, existem também fatores sociais, familiares e psicológicos que estão envolvidos no desenvolvimento de LER ou DORT.
Os sintomas dessas doenças podem incluir:
· Dor;
· Formigamento;
· Dificuldade para realizar movimentos;
· Diminuição da força muscular;
· Dormência;
· Inchaço;
· Sensação de agulhadas ou pontadas.
Como prevenir essas doenças?
Tanto a LER quando o DORT são distúrbios extremamente prejudiciais para o trabalhador. Além de gerar incapacidade para o trabalho, resultam em dores e desconfortos, o que reduz a qualidade de vida. Para prevenir essas ocorrências existem algumas atitudes que podem ser adotadas no dia a dia:
· Adote equipamentos ergonômicos durante o trabalho;
· Faça alongamentos e aquecimentos antes de iniciar as atividades;
· Faça pequenos intervalos para descansar e aliviar a tensão;
· Pratique exercícios físicos;
· Tenha atenção à postura.
Em caso de diagnóstico da doença, é fundamental fazer o tratamento indicado pelo médico. Geralmente, ele envolve medicamentos, fisioterapia e a adoção das práticas preventivas no dia a dia. Contudo, algumas situações exigem intervenção cirúrgica e nem sempre o trabalhador consegue se recuperar totalmente da lesão.