Lesão no Joelho

Reabilitação Pós Reconstrução do LCA

São inúmeros os casos que chegam aos hospitais pelo mesmo motivo: problemas no joelho provocados principalmente durante as atividades físicas.

Segundo estudos, o ligamento cruzado anterior (LCA) é responsável por 86% da restrição do deslocamento anterior da tíbia. A lesão deste ligamento é bastante comum no meio esportivo, principalmente nos esportes coletivos. Quando se fala em lesões no joelho, o futebol é a causa de mais da metade dos “acidentes” (55%), seguido de artes marciais (16%), basquete (12%) e treino na academia (8%).

Fisioterapia e analgésicos são os recursos que costumam entrar em campo para remediar a situação. Em casos mais graves, entram os procedimentos cirúrgicos.

Ruptura do ligamento cruzado anterior

O ligamento cruzado anterior, que conecta a tíbia ao fêmur, é capaz de proteger o joelho de importantes movimentos. A ruptura desse ligamento é causada pela entorse e pode levar à cirurgia do joelho em boa parte dos casos. Por isso é tão temida entre os atletas. A recuperação após cirurgia do joelho leva em torno de 6 a 8 semanas. Sessões de reabilitação física e exercícios de força e estabilização podem ser indicados nesse período.

A reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um dos procedimentos cirúrgicos ortopédicos mais realizados. O fisioterapeuta tem um papel fundamental no pós operatório, ajudando o paciente durante os exercícios de movimentação.

E é sobre a Reabilitação Pós Reconstrução do LCA que o professor Igor Phillip dos Santos Glória, doutor em Ciências da Reabilitação, vai falar na live desta quarta (22 de julho), promovida pela Faculdade Inspirar.

Entre os assuntos que serão abordados, o professor destaca:

– Qual melhor enxerto?

– Cuidados na fase inicial.

– Quando iniciar exercícios em cadeia cinética aberta e fechada?

– Retorno ao esporte após a reconstrução do LCA.

Essa “conversa” também terá participação de Rogério Gozzi – fisioterapeuta, professor e editor do canal Anatomia Fácil no Youtube, que conta com mais de 975 mil seguidores e mais de 70 milhões de visualizações.

Inscrições gratuitas para a live: https://www.sympla.com.br/reabilitacao-pos-reconstrucao-do-lca__914174

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828