Lifelong Learning – Aprendizado ao longo da vida seremos novatos com muito mais frequência do que éramos no passado

Por Ronaldo Hofmeister*

O que isso significa? Em um mundo volátil, incerto e complexo em que vivemos, as mudanças serão mais constantes e consequentemente teremos que buscar novos conhecimentos com mais velocidade que no passado. Todos nós passamos a ser novatos em determinados assuntos com muito mais frequencia. Mas calma, não se desespere, muitos passam a ter esta mesma sensação independentemente da idade ou experiência que tenham.

A situação é simples: nunca mais parar de aprender.

Vivemos em constante mudança, provocados pela inovação e novas soluções que surgem diariamente. Será necessário muito resiliência para suportar a pressão, capacidade de decisão para escolher os melhores caminhos e também coragem para abandonar caminhos que não deram certo.

Assisti uma palestra de um médico que já fez milhares de cirurgias em sua vida. Ele contou a evolução da cirurgia ao longo de décadas de carreira e o quanto ele teve que estudar para sempre se manter atualizado. Ele relatou que no início de sua carreira eram considerados grandes cirurgiões aqueles que faziam grandes incisões. O lema era: grandes cortes, grandes cirurgiões. Mudou e passaram a fazer pequenos cortes e depois realizar cirurgias com vídeos. Hoje em alguns casos nem é preciso fazer a incisão. Mas ele está se preparando para treinar robôs que farão cirurgias à distância. Imagine o quanto ele teve que se preparar, aprender e se adaptar! Ele não fez apenas UM curso de medicina, ele teve que reaprender a profissão diversas vezes ao longo da carreira.

Assim como o médico cirurgião, o professor, o advogado, e tantas outras profissões terão que aprender novamente sua atividade com mais frequência. O ecossistema de inovação e as startups não são modas passageiras e já impactam milhares de mercados. Muitas revoluções ainda estão por vir e você precisa estar preparado.

Quando foi a última vez que se atualizou? Quando foi que aprendeu algo novo? Você sabe quais são os novos caminhos da sua profissão?”

*Ronaldo Hofmeister é Gestor de marketing educacional, Empreendedor e Growth Hacker. Atua no ecossistema de startups educacionais – as Edtechs. Palestrante, professor e produtor de conteúdos. Atuou nas áreas de marketing e vendas em multinacionais e grandes grupos nacionais. Premiado nos EUA, nos Campus Insight, pela Excelência em Visão Estratégica com o Canvas de Marketing Ágil.

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828