6 livros de Educação Física para todo profissional da área ler

Com o intuito de manter a formação atualizada, é fundamental conhecer opções interessantes de livros de Educação Física para ter na estante de casa. Assim, é possível ter contato com uma abordagem ampla da disciplina e ter um aprendizado mais completo.

Mesmo que você tenha cursado uma boa faculdade ou tenha participado de cursos técnicos nessa área de atuação, é importante lembrar de que conhecimento nunca é demais, certo?

Portanto, neste conteúdo apresentamos 6 livros de Educação Física que todo profissional deve ler. Acompanhe a seguir!

A importância da leitura na profissão

A leitura é um ato imprescindível para qualquer profissão. O hábito permite conhecer outras culturas e ter ideias inovadoras. O baixo custo de investimento torna a alternativa uma ótima maneira de obter conhecimento e se destacar no mercado de trabalho.

Além disso, os livros são ferramentas fundamentais para alcançar uma formação completa e, sobretudo, para desenvolver aspectos pessoais e profissionais. Dessa forma, a prática da leitura possibilita a expansão da mente, contribuindo para a melhoria da qualidade de aprendizagem como um todo.

Portanto, se você deseja aproveitar todos os benefícios desse hábito em sua área de atuação, é preciso contar com uma dose extra de motivação e persistência. Para isso, é interessante separar ao menos alguns minutos por dia para ler, de preferência optando pelos momentos mais tranquilos.

6 livros de Educação Física para colocar na lista de leitura

A seguir separamos algumas opções de leitura para o profissional de Educação Física. O objetivo é torná-lo mais capacitado e pronto para encarar os desafios do mercado de trabalho.

1. “Métodos de Pesquisa em Atividade Física”

De autoria de Jerry R. Thomas, Nelson K. Jack e Stephen J. Silverman, a obra tem como objetivo instruir o leitor a entender sobre alguns métodos voltados para a pesquisa acadêmica. Nesse sentido, o livro contribui para a análise e compreensão de componentes que fazem parte do processo investigativo.

Além disso, a obra auxilia professores e estudantes da Educação Física a aprender como realizar uma divulgação apropriada das pesquisas ao público em geral. Sendo assim, oferece uma visão ampla e aprofundada sobre o estudo da disciplina, o que o torna imprescindível para a formação na área.

2. “Fundamentos do Treinamento de Força Muscular”

William J. Kraemer e Steven J. Fleck são dois autores conceituados no tema do treinamento de força. Na obra, busca-se explicar os fundamentos teóricos que validam a necessidade da prática de exercícios físicos. Também é possível compreender sobre outros temas relacionados, como a bioenergética e os sistemas básicos de treinamento físico. 

Os profissionais encontram, ainda, dicas para programas individuais voltados para o treinamento de força, informações sobre como adaptar os programas para pessoas com necessidades especiais e ideias de exercícios em grupo com o objetivo de ganho de força. De forma geral, o título é excelente para quem deseja elaborar pesquisas e projetos nesse ramo.

3. “Educação Como Prática Corporal”

De autoria dos brasileiros João Batista Freire e Alcides José Scaglia, o livro apresenta os fundamentos teóricos que explicam a importância da prática corporal para a melhoria do desempenho dos estudantes em sala de aula. Nesse sentido, busca-se destacar a Educação Física como uma disciplina fundamental para o currículo escolar.

Além disso, a obra contém uma série de exercícios e dicas para que os professores consigam realizar o planejamento das aulas de maneira eficiente. Com isso, o livro destaca-se como um volume ideal para os profissionais que desejam melhorar a habilitação na área.

4. “Manual do Personal Trainer: Um Guia Para o Condicionamento Físico Completo”

O americano Douglas Brooks é um dos autores mais renomados no ramo. Seu livro é indicado, sobretudo, para os profissionais de Educação Física, porém ele também aplica-se a todas as pessoas que praticam esportes com o intuito de melhorar o condicionamento físico.

A obra contribui para a compreensão de técnicas eficazes voltadas para a perda de peso, ganho de massa muscular e resistência, aumento da motivação e, principalmente, incentivos à prática de diversos treinamentos esportivos.

5. “Anatomia do Alongamento”

Arnold G. Nelson e Jouko Kokkonen são os autores responsáveis por esse imponente livro. Eles demonstram como é possível aumentar a amplitude dos movimentos corporais tendo como foco a eficiência máxima. Além disso, na obra há informações sobre opções de treinamentos e formas de melhorar a recuperação física.

O livro faz, ainda, uma análise sobre cada exercício com ilustrações de alta qualidade que destacam os grupos musculares. Uma das principais discussões é sobre como o ato de se alongar pode afetar o corpo e alterar o posicionamento dos músculos em uma pessoa, dando ênfase à importância dos programas de alongamento e seus níveis de dificuldade.

6. “Treinamento Funcional: Programa de Exercícios para Treinamento e Desempenho”

Juan Carlos Santana propõe que o leitor consiga identificar os movimentos e os músculos envolvidos na atividade física, principalmente os que têm relação com o treinamento funcional. Assim, a obra contém cerca de 135 exercícios que instruem sobre o trabalho de força, resistência e potência nos treinos e demais modalidades esportivas.

O livro reúne ainda ferramentas e acessórios que podem ser utilizados nas atividades, como elásticos, bola suíça, halteres, entre outros. Por isso, ele é ideal para atletas, treinadores e preparadores físicos, personal trainers, professores e estudantes da disciplina.

Por que fazer pós-graduação

Se o seu desejo é especializar-se na área de Educação Física, saiba que uma pós-graduação contribui significativamente para a formação profissional. Existem diversas formas de fazer um mestrado ou doutorado no país, contando com cursos presenciais, semipresenciais e EaD, todos focados nas diversas ramificações da disciplina.

Muitas empresas buscam profissionais capacitados e que demonstram algum tipo de diferencial. Independentemente do grau de formação (bacharel ou licenciatura) é possível optar por seguir na carreira acadêmica, com dedicação para o ensino e a pesquisa.

Como visto, os livros de Educação Física apresentados são fundamentais para a qualidade da sua formação e, também, para o desenvolvimento de uma carreira sólida. Portanto, lembre-se de inserir a prática da leitura em seu dia a dia para obter o tão almejado diferencial acadêmico!

Gostou do nosso conteúdo? Então, que tal compartilhar o post nas redes sociais? Dessa forma, mais pessoas interessadas terão acesso ao artigo. Até a próxima!

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais