Medicina 4 P e Estilo de Vida Saudável Preventiva, Preditiva, Personalizada e Participativa

O termo Medicina Funcional e Estilo de Vida saudável faz referência a uma prática clínica multiprofissional, que visa o estímulo e manutenção de hábitos de vida saudáveis e que tem como efeito a redução de doenças crônicas, tais como: problemas cardíacos, diabetes, doença pulmonar crônica e diferentes tipos de câncer.

A técnica utiliza um novo conceito em suas consultas e faz o uso de métodos voltados para a Medicina Preventiva, Preditiva, Personalizada e Participativa. Saiba como funciona esse recurso:

– Medicina Preventiva: trata da saúde através de exames e em conjunto com a avaliação geral do paciente sobre os riscos de doenças ou a constatação das mesmas, atuando para eliminar ou minimizar suas consequências.

– Medicina Preditiva: utiliza os recursos médicos e tecnológicos para antecipar predisposições de doenças ao longo da vida, permitindo tratamento antecipado de eventuais doenças.

– Medicina Personalizada: é um conceito que visa tratar a saúde do paciente de maneira exclusiva, levando em conta todo seu histórico e analisando cada caso individualmente.

– Medicina Participativa: pressupõe que o paciente tenha um papel ativo nas decisões acerca de seu tratamento, com base no conhecimento de sua condição médica, dos tratamentos disponíveis e, principalmente, por meio da automonitorização dos sintomas e da comunicação aberta com o médico, e com a equipe de profissionais de saúde envolvidos em seu tratamento.

A mudança no estilo de vida com a adoção de hábitos saudáveis aumenta a expectativa de vida de 6 a 10 anos. Além da melhora na qualidade de vida, há também prevenção de doenças crônicas e alguns tipos de câncer, tais como o de próstata e o de mama.

Assim, a Medicina Funcional e de Estilo de Vida habilita os pacientes a adotarem um estilo de vida saudável, promovendo longevidade e maior qualidade de vida, representando a base para a promoção de saúde e bem-estar. É por este motivo que esse novo mecanismo terapêutico tem sido muito eficaz e vem sendo muito procurado pelos pacientes.

Mas como tornar-se um especialista nesta área?

A Faculdade Inspirar é o lugar certo para você que quer atuar com a Medicina 4P. Oferece um curso denominado “Medicina Funcional e Estilo de vida Saudável – quebrando paradigmas e aumentando a longevidade”, que tem como objetivo apresentar conceitos atualizados da prática médica com foco na precaução de doenças, e em como tornar mais saudável o estilo de vida do paciente.

O método ensinado durante as aulas propõe tratar não só a doença, mas o paciente como um todo. Utilizando os hábitos como principal mecanismo para prevenir, tratar e até reverter doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida.

Durante o curso serão abordados assuntos sobre como resgatar a medicina da saúde, em meio às abordagens hoje mais frequentes. Bem como: estresse oxidativo e suas repercussões no organismo e o importante papel da atividade física na manutenção da qualidade física e mental.

Para se inscrever e saber mais sobre o curso acesse: http://bit.ly/2VZDI49

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais