Mercado Financeiro

Comércio Exterior e Negócios Internacionais

As negociações comerciais e políticas de um país são fundamentais – elas geram impactos diretos na vida da população.

Por trás de toda decisão tomada pelos países estão: governantes, grandes empresários e profissionais do mercado financeiro. A área de atuação do comércio exterior e negócios internacionais é fundamental para o mercado financeiro e tem se tornado indispensável.

Comércio Exterior

O comércio exterior trabalha com questões relacionadas à venda e compra de produtos e insumos. Desse modo, a profissão está relacionada com as relações de consumo.

A função é responsável por controlar os processos de importação e exportação. No entanto, para que essas transações sejam realizadas, existem regras e leis que devem ser seguidas à risca, para que não haja nenhum desgaste, intercorrência e até perda de dinheiro ou confiança entre os países envolvidos.

Assim sendo, os profissionais que exercem o comércio exterior devem possuir amplo conhecimento nos procedimentos de abordagem, negociação, legislação e finalização das transações.

Negócios Internacionais

A carreira profissional das pessoas que atuam com negócios internacionais é mais focada em assuntos referentes à logística, marketing e gestão financeira, que ocorrem dentro do contexto empresarial.

Os profissionais da área são capazes de escolher as melhores ferramentas para prospectar clientes, gerenciar o setor financeiro, coordenar a logística e também construir a imagem da empresa.

Entre as aptidões que o ofício em negócios internacionais traz aos especialistas está a capacidade de resolução de problemas complexos, extensa visão de mercado e boas estratégias de negociação.

Mercado de Trabalho

Os formados em Comércio Exterior e Negócios Internacionais são habilitados para desempenhar suas funções em assessorias e consultorias financeiras, bancos, centros de pesquisas, tradings – empresas que intermediam

negociações entre fabricantes e compradores – e companhias do setor público e privado.

As possibilidades de atuação para esses profissionais são infinitas e percorrem as áreas de comércio exterior, negócios e transportes internacionais, além de planejamento e execução de projetos e processos de exportação e importação, incluindo estratégias de internacionalização das organizações.

De acordo com a Assessoria em Comércio Exterior (ABRACOMEX), os salários desses profissionais variam entre R$ 2 a R$ 13 mil por mês dependendo do cargo.

Áreas de Atuação

· Aduaneiras;

· Consultoria empresarial;

· Gestão cambial e financeira;

· Importação e exportação;

· Logística e gerenciamento de cargas;

· Marketing internacional.

Competências

· Dispor de rápida adaptabilidade de trabalho;

· Possuir disponibilidade para viajar;

· Saber falar outros idiomas;

· Ter mente empreendedora.

Ficou interessado? A Faculdade Inspirar tem uma pós nesta área! Veja mais em: https://www.inspirar.com.br/comercio-exterior-e-negocios-internacionais

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828