Método Kabat

Um recurso fisioterapêutico para reabilitação de pacientes das mais diversas patologias

O Método Kabat é uma técnica de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) que foi desenvolvida pelo médico neurofisiologista Herman Kabat. É uma abordagem ao exercício terapêutico que utiliza padrões específicos de movimento, bem como estímulos aferentes para promover um desencadeamento do potencial muscular, adquirindo melhores respostas no sistema musculoesquelético.

Tem como objetivo promover um movimento funcional por meio da inibição, do fortalecimento e do relaxamento dos grupos musculares. A contração muscular voluntária é realizada através deste método.

Trata-se de um recurso que utiliza o estímulo da sensibilidade para aumentar a força, flexibilidade e coordenação motora do paciente, visando uma melhora em seu bem-estar e em sua qualidade de vida.

Possui 9 princípios de fundamentação:

• Comando verbal;

• Contato manual;

• Estiramento;

• Irradiação e reforço;

• Padrões de facilitação;

• Resistência;

• Sincronização de movimentos;

• Tração e aproximação;

• Visão.

Objetivo

O método é capaz de favorecer a contração muscular voluntária, controlar o tônus muscular, promover alongamento e fortalecimento muscular, melhorar a resistência, promover o equilíbrio entre os músculos agonistas, antagonistas e sinergistas, melhorando a coordenação motora e estimulando o aprendizado de padrões funcionais de movimento.

O Kabat trabalha todo o corpo: membros superiores (braços), membros inferiores (pernas), o andar, cabeça e pescoço, padrões da escápula além de atividades integradas tendo como base o processo de maturação cerebral e o desenvolvimento motor. O objetivo principal desta técnica é promover a independência do paciente e ensiná-lo novamente o movimento automático, aquele que acontece inconscientemente.

Indicações

O Kabat pode ser utilizado em diversas patologias, porém em pacientes neurológicos os seus resultados são ainda mais satisfatórios, pois além de ajudar no ganho de força e alongamento muscular, a técnica auxilia no controle do tônus muscular, equilíbrio, coordenação, sinergia muscular e aprendizado motor. É indicado para:

· Casos pós-operatórios, seja para aumento da amplitude de movimento, como para ganho de força muscular;

· Dificuldades em iniciar movimentos;

· Movimentos com falta de coordenação/estabilidade;

· Rigidez articular.

Benefícios

Apresenta inúmeros benefícios, entre eles:

· Aumento ou recuperação da potência muscular;

· Aumento velocidade de execução do movimento;

· Melhora da flexibilidade;

· Recuperação da função estabilizadora.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais