Mundo Corporativo

4 minutos para ler

Compliance e Governança Corporativa: significado, execução e mercado de trabalho

Compliance

O termo Compliance é originado do idioma inglês e deriva-se do verbo to comply, o qual significa cumprir ou estar em conformidade. Desse modo, a Compliance refere-se ao exercício de agir de acordo com as diretrizes estabelecidas na legislação vigente fazendo cumprir as leis e normas.

A atividade de Compliance é regulamentada pelas seguintes normas: ambientais, contábeis, regulatórias e trabalhistas – além da Lei Anticorrupção, do Código de Conduta da Organização e do ISSO 9000.

O Compliance traz vários benefícios para as instituições empresariais, pois atua na reputação da organização, com o objetivo de torná-la positiva, e com valores éticos íntegros, transformando a empresa conhecida e com credibilidade no mercado.

Vale evidenciar que um programa de Compliance eficiente minimiza os riscos relacionados a reputação do empreendimento e também aos aspectos regulatórios, os quais garantem que a organização tenha alto valor no mundo corporativo.

O que muitos não sabem é que a Compliance é essencial para a Governança Corporativa, já que a mesma parte do pressuposto de que para a Governança dar certo tem que ser realizada a adequação das diretrizes e normas da legislação externa e interna. Continue lendo o texto para compreender como funciona a Governança Corporativa.

Governança Corporativa

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) a estabelece como um sistema que administra, fomenta e inspeciona as empresas e organizações, ou seja, a governança corporativa é uma soma de práticas realizadas para fortalecer as instituições e alinha-las de acordo com os interesses internos, mas sem deixar de atender as normas instituídas pelos órgãos públicos.

A atividade é extremamente importante em todas as fases dos empreendimentos, e ela torna-se essencial durante o crescimento das empresas, pois exerce a função de “governar” os interesses dos profissionais que fazem parte do estabelecimento.

O cargo de governança corporativa leva em consideração quatro princípios, são eles:

· Equidade – constitui que todos os profissionais, independente de nível hierárquico e cargo, devem ser tratados de forma igualitária.

· Prestação de contas – estipula que em todas as atividades administrativas seja feita a prestação de contas.

· Responsabilidade corporativa – tem a ciência e desempenha a responsabilidade social e ambiental da organização.

· Transparência – preza pelo agir da empresa com integridade e ética, possibilitando que todos tenham acesso as tomadas de decisão e saibam o desenvolvimento dos processos internos.

Os conceitos listados acima fazem com que os empreendimentos sejam capazes de solucionar possíveis divergências entre os proprietários da empresa e demais administradores dela.

A globalização tem demandado urgência na velocidade que as decisões são tomadas. Neste sentido, mercados e governos têm buscado desenvolver mecanismos de controle e sistemas de governança e Compliance mais robustos e transparentes, introduzindo o conceito de ética como o novo paradigma de relações.

Cada vez mais as empresas estão adotando as regras e normas do Compliance e da Governança Corporativa para melhorar o rendimento de seus estabelecimentos e construir uma reputação sólida.

Este cenário de globalização e demanda de emprego na área exige um profissional qualificado, com forte foco em gestão e prevenção, capaz de se articular com as partes interessadas, compreender os diversos requisitos e traduzi-los ao longo dos processos, além de ter que estar apto a identificar e avaliar os cenários de riscos dos negócios e a integridade deles.

A Faculdade Inspirar oferece um curso de Pós-graduação em Compilance e Governança Corporativa. Com ele os alunos aprenderão altos níveis de expertise e saberão lidar com questões referentes ao controle interno; contabilidade; sistemas de gestão e legislação.

O programa desenvolvido durante a especialização aborda um leque amplo de disciplinas que permite uma visão holística e aprofundada dos temas que tocam as dimensões do Compliance e Governança Corporativa, preparando os alunos para desafios que gestores da área necessitam, subsidiando-os para dialogar com os diversos setores da organização, seja pública ou privada. Acesse para ter mais informações: https://www.inspirar.com.br/compliance-e-governanca

Posts relacionados