Novembro Azul – Prevenção e Conscientização do Câncer de Próstata

Já são quase duas décadas de campanha do Novembro Azul. Seu início se deu na Austrália em 2003, e o movimento ganhou força por incentivar a realização de exames preventivos entre a comunidade masculina.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano de 2020 surgiram 65.840 novos casos de câncer de próstata. E no ano passado, em 2021, o INCA divulgou que mais de 16 mil homens acabaram falecendo em decorrência da doença.

Um dos motivos da sua alta mortalidade, é o descaso do público-alvo com exames de rotina, que podem ajudar em um diagnóstico precoce. O recomendado é fazer o exame preventivo com frequência a partir dos 50 anos, ou a partir dos 45 para quem tem fatores de risco.

O médico urologista Jonatas Pereira diz que o câncer é uma doença silenciosa, inicialmente, e que só vem a se manifestar quando está mais avançada ou disseminada, quando ela sai da próstata.

Alguns sintomas presentes no estágio mais avançado são:

– Vontade frequente de urinar

– Dor ao urinar

– Presença de sangue na urina e/ou no sêmen

– Dor óssea

– Fraqueza nas pernas ou pés

Por isso é importante conhecer o próprio corpo e se atentar às mudanças, além de fazer exames de rotinha. Saber o que está errado ajuda no diagnóstico precoce.

Mas afinal, você sabe para que a próstata serve? Ela é uma glândula existente somente nos homens, localizada na pelve, fazendo parte do sistema genital masculino. Sua função é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido.

Caso o homem prefira retirar a próstata, na cirurgia, o médico irá retirar a glândula, os tecidos que a circundam, além das vesículas seminais, que são bolsas reservatórias de sêmen.

Com a cirurgia, se espera a eliminação total do câncer, sem chances do tumor se propagar para outras partes do corpo. Pela região ser rodeada por vasos sanguíneos e nervos, pode ser que o paciente acabe com disfunção erétil e incontinência urinária.

A disfunção erétil, geralmente, é temporária no pós-cirurgia e pode levar até dois anos para a recuperação completa.

Aproveite o mês de conscientização para deixar os tabus de lado: sua vida é mais importante que qualquer preconceito!

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828