A campanha, que ocorre anualmente, tem como objetivo alertar a sociedade sobre o câncer de mama, incentivando todos a fazerem exames preventivos, além de lutar por direitos como o atendimento médico e suporte emocional, melhorando a qualidade de vida das pacientes.
Durante o mês rosa, diversas instituições abordam o tema e encorajam as mulheres a realizarem esses exames tão importantes, já que o início da doença geralmente é assintomático.
Câncer de mama:
A doença é causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que acaba formando um tumor que tem potencial de invadir outros órgãos. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns com um desenvolvimento rápido e outros que crescem lentamente.
Com o tratamento adequado no tempo certo, a maioria dos casos apresenta bom prognóstico. Atenção: o câncer de mama também pode aparecer em homens, embora em uma incidência bem menor – apenas 1% do total de casos.
A importância da mamografia:
O exame de raio-x é realizado pelo aparelho chamado de mamógrafo. Ele consiste em comprimir a mama da paciente entre duas placas de acrílico, para visualizar as estruturas da mama.
Com a realização desse exame é possível detectar lesões benignas e cânceres no seu estágio inicial, permitindo a detecção de nódulos que não são possíveis descobrir com o autoexame.
Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a mamografia deve ocorrer anualmente com mulheres a partir dos 40 anos. Mulheres que possuem mais chances de desenvolver a doença, por possuírem casos de parentes próximos com o diagnóstico, devem ter acompanhamento a partir dos 30.
A mamografia ajuda na prevenção, e a reduzir o número de mortes decorrentes da doença, pois em estágio inicial, geralmente é perfeitamente tratável e curável!