Outubro Rosa – prevenção aumenta a chance de cura

No mês de outubro comemoramos o Outubro Rosa, um movimento mundial que incentiva a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico. A doença ocorre mais em mulheres, mas os homens também podem ter.

 

A saúde das mulheres necessita de cuidados cotidianos como alimentação saudável, prática regular de atividades físicas, e visitas periódicas ao médico ginecologista. O autoexame deve ser feito uma vez por mês e deve-se procurar: deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ou secreções ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas.

Qualquer alteração na mama deve ser examinada por um médico para o mesmo determinar se há risco para desenvolvimento de um câncer futuro. Atenção: somente o autoexame das mamas não basta para o diagnóstico, mas ele é fundamental para perceber a doença logo no início.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA ) cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama são diagnosticados no Brasil por ano. Esse número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição. Diante da estimativa, a melhor solução continua sendo a prevenção.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais