Paralisia Facial

Causas, Sintomas e Tratamento

Paralisia Facial é o acometimento total ou parcial dos músculos e nervos do rosto. A doença é caracterizada pela interrupção temporária dos movimentos de um dos lados da musculatura facial. E ocorre em razão de uma reação inflamatória que acontece no nervo facial, o qual incha e fica comprimido dentro de um estreito canal ósseo localizado atrás da orelha – impedindo a transmissão de impulsos nervosos para os músculos responsáveis pelos movimentos faciais, o que provoca incapacidade e diferença entre os dois lados do rosto.

A paralisia gera impossibilidade da realização de movimentos em maior ou menor grau, comprometendo reações do dia a dia como: franzir a testa, erguer a sobrancelha, piscar e fechar os olhos, sorrir ou mostrar os dentes.

Essa doença pode ser causada por diversos fatores, entre eles estão: infecção ou inflamação no nervo facial; trauma na cabeça; infarto; problemas de ouvido; hipertensão e diabetes.

“É preciso ficar alerta aos sintomas apresentados pela paralisia facial e assim que constatá-los recomenda-se procurar um médico com urgência”, explica Marcela Bonin – professora do curso de extensão de Paralisia Facial da Faculdade Inspirar.

Saiba quais podem ser esses sintomas:

– Perda súbita, parcial ou total, dos movimentos de um lado da face;

– Dificuldade para realizar movimentos simples;

-Dor nas proximidades da orelha e mandíbula;

-Comprometimento do paladar em parte da língua;

-Hipersensibilidade auditiva;

-Dor na cabeça e no ouvido;

-Olho seco ou lacrimejamento;

-Flacidez facial responsável pela dificuldade para assoprar, assobiar e conter líquidos dentro da boca.

Caso você esteja com o problema não é preciso se preocupar, pois a patologia tem cura e melhora de acordo com o desinchar do músculo da face. Mas para acelerar esse processo é feito um tratamento que inclui o uso de medicamentos e Fisioterapia, que é importante no processo de recuperação pois prepara os músculos da hemiface- parte afetada pela doença e estimula a musculatura da mímica facial, mastigação e fala, evitando a atrofia das fibras musculares.

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828