Planejamento de carreira: como se organizar para fazer o seu?

16 minutos para ler

A organização é fundamental para as nossas vidas. Com ela, conseguimos ser muito mais produtivos em nosso dia a dia e, assim, abrimos muitas portas e potencializamos as oportunidades em todos os sentidos, incluindo o profissional. Por conta disso, o planejamento de carreira é extremamente importante para que possamos obter sucesso nesse contexto.

Seja por motivos de satisfação pessoal, seja por necessidade financeira (ou, por que não, as duas razões simultaneamente?), é óbvio que conquistar melhores vagas, colocações ou ganhar a tão sonhada promoção no trabalho é algo que a grande maioria de nós almeja em nossas carreiras. Para tal, precisamos nos organizar e planejar cada passo que será dado no âmbito profissional.

Mas afinal, como podemos fazer um bom planejamento de carreira e conquistar todos os nossos objetivos? É muito comum que não saibamos como lidar com esse conceito e, pensando nisso, preparamos um artigo especial com as dicas que você precisa para mandar muito bem na organização. Boa leitura!

O que é o planejamento de carreira?

Planejamento de carreira é o nome dado ao ato de antecipar os caminhos que devem ser percorridos em uma profissão até a conquista dos objetivos. Em outras palavras, o profissional estabelece uma meta (ou várias, como veremos mais à frente) e, a partir dela, determina quais atitudes precisa desenvolver para atingi-la.

Esse planejamento pode ser feito de várias maneiras e dependerá muito dos propósitos individuais, de carreira e, claro, do momento em que cada um se encontra no âmbito profissional e pessoal. Não há um modelo de organização de carreira que funcione para todos. Esse é, portanto, um trabalho personalizado e exclusivo.

Uma das principais funções de um bom planejamento de carreira é otimizar o tempo do profissional, fazendo-o focar exatamente naquilo que precisa para chegar aonde deseja. Assim, não se perde tempo com o que não é necessário, fazendo com que a qualificação ocorra em bem menos tempo.

Ao longo de nosso bate-papo, apresentaremos algumas das características do planejamento de carreira, seus principais tipos e também falaremos sobre algumas dicas importantes para fazê-los da forma correta.

Qual a importância de se fazer um planejamento de carreira?

Antes de partirmos para as explicações efetivas de como um plano de carreira deve ser feito, que tal abordarmos, brevemente, a sua importância e relevância tanto para a vida profissional quanto para a pessoal? Para isso, utilizaremos algumas analogias de fácil compreensão. Dessa forma, ficará muito mais simples entender. Vamos lá?

Imagine a seguinte situação: um familiar muito querido fará aniversário em breve e você, leitor, foi o encarregado de fazer o bolo da festa, que contará com a presença de toda a família. Essa é uma grande responsabilidade, não é mesmo? Por isso, nada pode dar errado, ou você e todos os convidados ficarão extremamente insatisfeitos com o resultado.

Por isso, qual é o melhor caminho para fazer um bolo inesquecível e não decepcionar o aniversariante: simplesmente fazer tudo de cabeça, às pressas, e sem qualquer organização, ou planejar minuciosamente todo o processo (fazer uma lista dos ingredientes necessários, ir ao mercado, fazer o bolo com tempo de sobra, etc)?

É evidente que é possível que o resultado seja satisfatório ao seguirmos a primeira alternativa. No entanto, as chances aumentam consideravelmente se realizarmos a tarefa com um bom planejamento prévio, certo? O mesmo se aplica à nossa carreira. Podemos seguir de acordo com os acontecimentos (o famoso “deixa a vida me levar”) ou nos organizarmos para alcançar os objetivos desejados.

Por isso, as chances de tudo dar certo são muito maiores quando pensamos em uma finalidade e observamos o que é preciso ser feito para atingi-la. O planejamento de carreira é, portanto, a criação de um mapa que podemos seguir para chegar a um local específico, que no caso é o sucesso profissional que tanto queremos.

Como fazer um plano de carreira?

Agora que você já sabe o que é um plano de carreira e qual é a importância de realizá-lo, que tal compreendermos como ele pode ser feito? Afinal, profissionais dedicados e confiantes sabem exatamente aonde querem chegar e o que deve ser feito para tal.

No entanto, esse conhecimento não é algo que simplesmente aparece em nossas mentes. Para criar o mapa mencionado no tópico anterior, precisamos estudar o caminho, seus obstáculos e, com isso, observar quais são as ferramentas necessárias para ultrapassá-los e cruzar a linha de chegada.

Há muitos profissionais que podem ajudá-lo a fazer o seu plano de carreira e, muitas vezes, eles podem ser até mesmo encontrados dentro da empresa em que você atua. No entanto, nada impede que você possa elaborá-lo sozinho ou, pelo menos, compreender quais são os passos fundamentais para a sua criação. É importante que você:

  • conheça mais sobre você mesmo;
  • observe quais são as competências necessárias para alcançar esse objetivo;
  • saiba mais sobre a própria carreira;
  • busque a opinião de quem percorreu o caminho antes de você;
  • crie boas estratégias a partir dos conhecimentos adquiridos.

Mais à frente, falaremos com mais detalhes sobre cada um desses pontos. Assim, você poderá saber exatamente quais são os passos fundamentais para a criação de um plano de carreira. No entanto, não esqueça de, sempre que possível, contar com a ajuda de um especialista no assunto.

Quais os passos para um plano de carreira eficiente?

Dando continuidade à nossa conversa, agora é o momento em que conversamos, de fato, sobre os passos que precisam ser dados para a construção do nosso bom e velho mapa. Chegou a hora de discutirmos o que é essencial nesse planejamento, especialmente no começo da organização das ideias. Vamos lá?

Pratique o autoconhecimento

O primeiro passo para a elaboração de um plano de carreira realmente eficaz é se conhecer. Afinal, quais são os seus desejos e sonhos? Você os almeja ou quer somente atingir as expectativas de outras pessoas? O que alcançar tais propósitos faria você sentir?

Responder a esse tipo de pergunta e, assim, descobrir as reais motivações que existem por trás de seus objetivos é a melhor maneira de, posteriormente, criar estratégias que realmente correspondam àquilo que é mais confortável para si, respeitando os seus limites.

Busque mais informações sobre a carreira

Em seguida, é fundamental que você saiba exatamente como é a sua carreira. Essa etapa pode parecer até mesmo um tanto quanto irônica, mas ela é muito importante para que as suas estratégias sejam bem determinadas.

Observe fatores como o mercado, as possibilidades de crescimento no futuro, as especulações, a demanda para profissionais da sua área e, claro, a rotina e o dia a dia dos profissionais que estão hoje nas vagas que você almeja preencher em alguns anos.

Pesquise a opinião de pessoas da área

Depois lembre-se de que você não está nessa sozinho. Há, inclusive, muitas pessoas que já passaram pelo mesmo que você e hoje estão onde você deseja estar no futuro. Por isso, faça bom uso desse conhecimento para planejar a sua carreira.

Converse com profissionais mais experientes e aprenda com seus erros e acertos. Assim, estipular as estratégias necessárias será muito mais fácil e seguro, com os conselhos de quem realmente entende sobre esse assunto.

Saiba quais são as competências fundamentais para a carreira

Quando conversar com pessoas mais experientes em sua área de atuação, questione-as também sobre as competências que foram cruciais para ajudá-las a alçar voo e atingir as aspirações.

Com esse atalho, conquistar os seus sonhos será muito mais fácil. Afinal, caso você não domine as habilidades mencionadas, terá a possibilidade de trabalhar diretamente no que importa, evitando perda de tempo e energia em fatores que não farão diferença.

Estabeleça metas

Com tudo isso em mãos, é chegado o momento de estabelecer metas. Não se apegue muito aos prazos, mas sim ao resultado final. Lembre-se de que cada pessoa tem o próprio ritmo e que muitos fatores podem fazer com que você leve mais ou menos tempo para conquistar seus objetivos.

O importante é sempre aproveitar a jornada com o máximo de brilho nos olhos. Aprenda muito, dedique-se e utilize todo o conhecimento para se tornar um profissional cada vez mais qualificado. Por fim, não pare até chegar à meta traçada.

Defina estratégias

As estratégias serão os meios com os quais você alcançará o cargo que deseja em sua carreira. Com metas bem estabelecidas e todo o know-how necessário, o que você precisa fazer para obter o êxito?

Assim, determine quais são, por exemplo, os cursos que você precisará fazer para conquistar a tão sonhada vaga. Eles podem incluir o conhecimento de um novo idioma, a qualificação na área da informática ou, quem sabe, uma pós-graduação em sua área. Sobre esta, inclusive, falaremos um pouco mais a seguir!

Quais são os objetivos de se fazer um planejamento de carreira?

Ufa! São muitos passos, não é mesmo? No entanto, segui-los é indispensável para a elaboração de um planejamento de carreira que seja efetivo e ajude-o a conquistar tudo aquilo que deseja no campo profissional – e, claro, no pessoal também, já que todas essas dicas podem ser adaptadas para uma organização em outros setores.

No entanto, talvez os objetivos finais desse tipo de planejamento não tenham ficado muito claros para você. Sim, é óbvio, eles nos ajudam a conquistar melhores colocações em nossa área e a direcionar o foco para aquilo que queremos. Mas como isso é feito? Pensando nesse tipo de dúvida, separamos algumas das razões pelas quais a organização é essencial. Confira:

Se conhecer melhor

Investir no autoconhecimento é uma das melhores estratégias não só para o âmbito profissional, mas para todas as áreas de nossas vidas. Com isso, é possível saber exatamente o que desejamos e até onde estamos dispostos a ir para alcançar tais propósitos. Além disso, podemos também identificar aquilo que realmente nos fará felizes em nossa carreira.

Identificar fraquezas e pontos fortes

Fazer a autocrítica nem sempre é algo muito fácil. Com o autoconhecimento e o estabelecimento de um planejamento de carreira, podemos, enfim, identificar nossos pontos fortes e fracos, trabalhando efetivamente para melhorar o que precisa ser aprimorado em nossa personalidade e habilidades.

Saber como se qualificar

Ao identificar os pontos que precisam ser lapidados, podemos também observar quais são os cursos de extensão e especializações que podem ser feitos para garantir que isso seja feito. Assim, não perdemos tempo em tarefas que não somarão em nada para as nossas vidas, dirigindo toda a energia para o que realmente importa.

Poupar tempo

Já que estamos falando sobre tempo, poupá-lo é sempre uma boa pedida, não é mesmo? Afinal, ninguém gosta de jogar preciosas horas no lixo. Por isso, um planejamento é sempre uma das melhores maneiras de otimizar todos os minutos que você tem e utilizá-los de maneira realmente sábia no dia a dia.

Ter mais qualidade de vida

Por fim, um dos objetivos do planejamento de carreira nem sempre é mencionado, mas não pode ser deixado de lado: a qualidade de vida. Com mais tempo disponível, melhores oportunidades e a possibilidade de crescer de maneira eficiente, você tem muito mais chances de viver uma vida feliz, menos estressante e de passar bons momentos com aqueles que mais ama.

O que é o plano em Y?

Quantas informações novas, não é mesmo? Mas ainda não acabamos! Realmente, o assunto de planejamento de carreira é muito complexo e, para entendê-lo completamente, precisamos conversar sobre uma série de tópicos. Sem abordá-los, surgirão lacunas em seu conhecimento e ele não será realmente completo.

Agora, vamos falar sobre o conceito de carreira em Y. Em poucas palavras, ele diz respeito à possibilidade de, após certo ponto, o profissional optar entre dois “ramos” de sua carreira: uma posição de gerência ou uma atuação um pouco mais específica e técnica em um determinado setor.

Esse tipo de plano surgiu para respeitar as vontades individuais de cada profissional. Afinal, ao longo do tempo, nossas expectativas e prioridades podem mudar consideravelmente. Assim, o plano de carreira em Y permite a criação instantânea de um plano B, deixando a linha de chegada em aberto.

No decorrer da carreira, com a aquisição de mais experiência e vivência na área de atuação, o profissional poderá decidir qual caminho seguir. No entanto, até lá, ele terá se preparado igualmente para qualquer decisão que for feita. Por isso, o plano de carreira do tipo Y é um incrível diferencial que não trata o futuro profissional com a linearidade a qual estamos habituados.

E o plano de carreira em W?

Achou que o plano de carreira do tipo Y era o único? Pois não é! Ainda precisamos falar sobre um último tipo, o plano em W. Como podemos deduzir por conta do formato da letra, aqui há mais ramos distintos que podem ser escolhidos pelo profissional em algum momento de sua carreira: áreas de nível médio, tecnólogo ou de especialidade.

A escolha da letra W também não foi feita de forma aleatória ou simplesmente levando em consideração o número de pontas que ela possui. Ela tem um significado simbólico, já que pode ser lida nas duas direções (formando a letra M, por exemplo). Além disso, foi escolhida devido a junção de duas letras Y (YY), o que faz com que ela seja vista como uma segunda fase do plano anterior.

O principal diferencial desse tipo de plano de carreira é a possibilidade de crescimento exponencial, ou seja, tanto no sentido vertical quanto no horizontal. Assim, há muito mais dinamismo na escolha do profissional no que diz respeito à sua carreira.

Esse planejamento de carreira é ideal para uma pessoa que tem muitas aspirações, mas ainda não sabe exatamente qual delas será a melhor para si em um primeiro momento. Ao longo do tempo, isso ficará mais definido, mas até lá o profissional receberá um treinamento que abrange todas as áreas.

Quem pode fazer um plano de carreira?

Para muitos, o plano de carreira pode ser feito em uma folha de papel rascunho e deixado no fundo de uma gaveta, aguardando o momento em que o que foi escrito seja concretizado. No entanto, na prática, as coisas não são bem assim e precisamos trabalhar muito tanto para fazê-lo quanto para trazê-lo à vida.

De modo geral, qualquer pessoa pode fazer um plano de carreira, incluindo você, leitor. No entanto, isso demanda muito estudo, paciência e uma boa dose de criatividade e de realismo, que muitas vezes são apenas adquiridos com a experiência no assunto, ou seja, fazendo vários planos no dia a dia.

Isso não quer dizer, de modo algum, que você não deva saber exatamente como isso funciona. Afinal, o profissional também precisa ser parte ativa desse processo, mesmo quando ele está sendo conduzido por alguém mais experiente e qualificado na formação de planejamento de carreira.

No entanto, o mais indicado é entregar esse tipo de tarefa a um profissional especializado. A grande maioria das empresas conta com esse tipo de auxílio para ajudar os seus colaboradores a planejar melhor os passos que darão dentro daquela empresa. Esses especialistas são, sem dúvidas, os mais indicados a disponibilizar dados e métodos para que você alcance os seus objetivos.

Por que é importante incluir a pós-graduação no plano de carreira?

Fazer uma pós-graduação é uma tendência relativamente nova em nossa sociedade. Ainda que elas existam há um bom tempo, é inegável que apenas há poucas décadas se tornaram uma real necessidade dos profissionais que almejam as melhores colocações no mercado de trabalho.

Atualmente, a maioria das pessoas conta com uma graduação de qualidade. Por isso, tornou-se necessário o investimento em diferenciais que, como o próprio nome já nos indica, tornem os profissionais diferentes entre si, destacando-os. As pós-graduações, ou especializações, são uma ótima maneira de conseguir isso.

Com duração de, normalmente, entre 18 e 24 meses, as pós-graduações são cursos muito variados que tornam os profissionais mais qualificados na área que decidiram seguir. Com matérias diretas, direcionadas e aprofundadas, os professores lecionam pontos cruciais para o dia a dia de especialistas das mais variadas carreiras.

Por isso, em um plano de carreira, direcionar um espaço para uma pós-graduação no futuro é sempre uma boa pedida. Ela garantirá uma qualificação melhor ao profissional e será, sem sombra de dúvidas, um incrível diferencial competitivo que o destacará em meio à milhares de outros candidatos, colocando-o frente a frente com a vaga de seus sonhos.

Quais os diferenciais da Faculdade Inspirar?

Com foco na área da saúde, a Faculdade Inspirar é uma instituição de ensino voltada para qualificar o estudante matriculado para o mercado de trabalho, sem deixar de focar também em pontos importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional, como o desenvolvimento de competências importantes (como a liderança profissional, a capacidade de trabalhar em equipe e muito mais).

Além disso, essa é uma instituição com uma preocupação social muito forte. Por conta disso, a humanização não é, em hipótese alguma, deixada de lado. Assim, os estágios supervisionados das pós-graduações, MBAs e outras modalidades de ensino contam com ambulatórios e outros serviços que têm como prioridade servir à sociedade como um todo.

Outro de seus diferenciais está na alta qualidade do corpo docente, que é composto por profissionais que são referência em suas respectivas áreas de atuação. Portanto, se o seu plano de carreira incluir ser o melhor profissional que puder ser, considere uma pós-graduação na Faculdade Inspirar!

Agora que você já sabe tudo sobre o planejamento de carreira, o que está esperando? Comece a organizar o seu futuro desde já, dando sempre prioridade a uma qualificação de excelência em instituições de ensino renomadas e reconhecidas em todo o país. Assim, será apenas uma questão de tempo para que os seus objetivos sejam alcançados!

Para saber mais sobre outras boas práticas para o planejamento de carreira e ficar por dentro de ótimas opções de curso e importantes dicas de estudo, assine a nossa newsletter! Para isso, basta preencher o campo correspondente com o seu endereço de e-mail e passar a receber um aviso com as novas publicações de nosso blog. Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.