Tudo o que você precisa saber sobre a pós-graduação em Enfermagem

Enfermeiros são profissionais com grandes responsabilidades e essenciais para o funcionamento de estabelecimentos ligados à saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios. No entanto, a atualização é uma demanda constante na carreira e, por isso, a pós-graduação em Enfermagem pode ser uma boa opção.

Investir nesse tipo de curso pode fazer toda a diferença para a carreira de um enfermeiro, abrindo diversas portas e possibilitando o preenchimento de vagas cada vez melhores. Além disso, elas requerem a especialização em áreas importantes, aumentando a qualificação profissional e a satisfação do colaborador com o próprio emprego ao atuar de modo mais direcionado.

Mas afinal, o que caracteriza uma pós-graduação e quais são os benefícios de investir nesse tipo de preparação? Quais são as áreas mais promissoras para a Enfermagem? Onde cursar uma pós de qualidade e reconhecida nacionalmente? Como escolher o melhor lugar para dar continuidade aos estudos? Tire essas e muitas outras dúvidas no post abaixo. Boa leitura!

O que é a pós-graduação em Enfermagem?

Pós-graduação é, como o próprio nome já indica, uma modalidade de ensino que é feita após a graduação. No caso da Enfermagem, ela ocorre após os 4 ou 5 anos regulares do curso (duração que dependerá de uma série de fatores, como a instituição de ensino escolhida) e tem, normalmente, uma duração que varia entre 18 e 24 meses.

As pós-graduações têm como principal objetivo fornecer uma educação específica ao estudante, ou seja, aprofundar determinado tema. Em áreas da saúde, elas são fundamentais para tornar a área de estudo do profissional ainda mais marcante. Um bom exemplo são as residências em medicina, que funcionam como uma pós-graduação (e em alguns casos, realmente são).

Outra modalidade de pós-graduação muito comum é o mestrado, o doutorado ou os MBAs (Master in Business Administration). No entanto, estes são comumente direcionados a cursos das áreas de Economia, Negócios e Administração (no caso do MBA), enquanto os primeiros podem abranger os mais variados tipos de cursos e graduações.

Quando falamos sobre a pós em Enfermagem há muitas áreas que podem ser escolhidas. Cada uma delas trará características completamente diversas ao ensino, preparando o profissional para atuar naquele contexto em específico. Mais à frente falaremos um pouco sobre algumas das alternativas mais procuradas pelos enfermeiros.

Em poucas palavras, a pós-graduação em Enfermagem é um curso destinado exclusivamente para aprofundar os conhecimentos do enfermeiro graduado em alguma das áreas de seu interesse. Durante os estudos, ele é submetido a estágios obrigatórios, provas e muito mais, assim como ocorria durante a época de faculdade.

Qual a importância de fazer uma pós-graduação?

Mas por que um enfermeiro deveria investir nesse tipo de ensino? Apenas a graduação já não é o bastante para que o currículo esteja bem colocado? Qual é, afinal, a necessidade de se submeter a mais anos de estudo?

Em primeiro lugar, devemos citar a importância desse investimento para a carreira do profissional. Em um planejamento eficiente, por exemplo, uma pós-graduação é sempre observada em algum lugar do horizonte como uma importante alternativa que cruzará o caminho do indivíduo mais cedo ou mais tarde.

Isso ocorre porque, atualmente, apenas uma graduação não é mais o suficiente. O mercado está saturado de profissionais qualificados com boas faculdades no currículo e, portanto, a pós-graduação atua como um importante diferencial competitivo para destacar o candidato dos demais na corrida por uma vaga.

Além disso, há a motivação e relevância para a própria profissão. Enfermeiros pós-graduados contam com uma educação muito mais direcionada, ou seja, específica para uma área determinada de interesse. Os especializados em cirurgia, por exemplo, saberão todos os modos de lidar com os pacientes cirúrgicos, enquanto os pediátricos conhecerão as especificidades do organismo das crianças.

Por isso, podemos afirmar que investir em uma pós também é excelente para o crescimento profissional e pessoal, possibilitando um atendimento muito mais humanizado e eficiente aos pacientes que você decidir atender ao longo da carreira. Assim, todos saem ganhando: o seu currículo, os seus pacientes e, claro, a sua realização pessoal.

Quais as áreas de pós-graduação em Enfermagem?

Agora chegou o momento de conhecermos algumas das melhores áreas de pós-graduação em Enfermagem para que você possa começar a considerar sobre qual será a sua escolha no futuro. Tudo certo? Então vamos lá!

Obstetrícia e Ginecologia

A área de Obstetrícia e Ginecologia nunca para de crescer. Com o passar do tempo, cada vez mais novidades chegam aos tratamentos destinados às mamães, bebês e, claro, aos cuidados com a saúde feminina no geral. Por isso, os enfermeiros que optarem por essa especialização farão uma escolha realmente incrível!

Os cuidados nessa área envolvem não só a atenção ao parto propriamente dito, mas também ao acompanhamento de toda a gestação, com cuidados que são direcionados ao bebê e à mãe. Já a Ginecologia é uma especialidade indispensável para a prevenção e tratamento de diversos problemas de saúde que afetam as mulheres.

Pediatria e Neonatologia

A área de Pediatria e Neonatologia é uma continuidade à especialidade anterior. Aqui, a equipe de saúde estará focada na promoção da saúde de crianças e recém-nascidos, garantindo todo o suporte para os pequenos em seus primeiros anos de vida.

Essa área está em constante evolução, já que a cada ano mais tecnologias são criadas para atender essa faixa etária. Aqui, o enfermeiro lidará com o dia a dia de hospitais, clínicas e ambulatórios, atuando nas mais diversas atividades.

Cardiologia

A área de Cardiologia lida não apenas com o coração, mas com todo o conceito de hemodinâmica, ou seja, do fluxo sanguíneo pelo organismo. Esse enfermeiro estará altamente capacitado para atuar no tratamento e estudo do sistema circulatório humano.

Além de trabalhar em hospitais e centros de saúde em geral, esse tipo de profissional poderá seguir uma carreira promissora na área de pesquisa, desvendando problemas e buscando soluções para algumas das doenças que mais matam pessoas anualmente em todo o mundo.

Trauma, Urgência e Emergência

A área de Traumas, Urgências e Emergências é uma das mais complexas de todas. Aqui, o enfermeiro auxiliará os médicos no tratamento de problemas sérios que demandam intervenção imediata, já que os pacientes estão submetidos a altos riscos de perder a vida.

Para essa área é necessário pensar rápido, ter um excelente raciocínio lógico e, claro, não perder o controle diante de situações de alta pressão. O dia a dia do enfermeiro de emergências é bem puxado e, por isso, é preciso que esse profissional também disponha de muita energia física.

Terapia Intensiva

Tem um perfil ideal para trabalhar com situações extremas em seu dia a dia? Então a especialização em Terapia Intensiva pode ser a ideal para você, caso a área de Trauma são seja muito a sua praia.

No dia a dia das UTIs, o enfermeiro lidará com pacientes em estado crítico e também com os seus cuidados paliativos. Por isso, toda a atenção é pouca na hora de monitorar esses indivíduos, ajudando-os a se recuperar de problemas sérios e de altíssima complexidade.

Cirurgia

Gostaria de passar o seu dia em um centro cirúrgico? Então saiba que a Enfermagem também tem uma especialização específica para isso! A equipe cirúrgica sempre necessita da figura de um bom enfermeiro e, portanto, essa é outra boa oportunidade de carreira para essa profissão.

Além de atuar diretamente na sala de cirurgia, o enfermeiro cirúrgico também participará dos processos pós-operatórios dos pacientes, auxiliando-os na busca pela recuperação completa.

Área Forense

Em pleno crescimento, a área Forense é, sem dúvidas, uma das mais interessantes de todas. Essa especialização é muito recomendada para pessoas que têm um poderoso olhar clínico, alta capacidade de observação e muita paciência para lidar com detalhes e situações complexas.

O enfermeiro forense também poderá lidar, em certos casos, com os aspectos psiquiátricos dos pacientes. Essa é uma área muito complexa e recomendada para os que buscam uma qualificação fora dos padrões.

Enfermagem do Trabalho

Outra área que não para de crescer. A Enfermagem do Trabalho está diretamente ligada à prevenção, tratamento e diagnóstico de problemas ligados às ocupações profissionais. Esse tipo de ocorrência tem, com o tempo, se tornado cada vez mais comum.

O enfermeiro do trabalho auxiliará o médico responsável na execução de procedimentos relacionados ao tratamento dessas pessoas. Além disso, poderá participar ativamente da execução de estudos e implementação de medidas em empresas para tornar esses ambientes mais seguros para os colaboradores.

Quais as atividades a serem realizadas?

Interessante, não é mesmo? Como podemos observar, há uma infinidade de especializações que podem ser feitas, respeitando os mais diversos gostos, personalidades e, claro, objetivos individuais de carreira. Que tal abordarmos algumas das atividades que fazem parte de uma pós-graduação? Confira:

Aulas presenciais

Boa parte das pós-graduações conta com aulas presenciais, iguais às que somos habituados a assistir durante a graduação propriamente dita. Na área da saúde, inclusive, esse tipo de modalidade é indispensável para realmente preparar o futuro profissional em sua área de atuação.

As aulas podem sem ministradas em salas de aula comum ou com uso de tecnologias. laboratórios, anfiteatros e outros ambientes também são comumente palco das lições oferecidas nesse tipo de curso. Tudo dependerá da especialização e das particularidades da instituição.

Aulas pela internet

Em outros casos, podemos citar as aulas online como uma atividade proposta em boa parte das pós-graduações. Elas estão presentes até mesmo em cursos da área de saúde, para cadeiras mais teóricas e que não demandam uma prática específica por parte dos estudantes.

Há, em outros casos, cursos que são ministrados completamente online (no chamado ensino a distância), apenas com as provas presenciais. Esse tipo de abordagem é muito comum em disciplinas das áreas de Humanas e Exatas.

Estágios

Os estágios e aulas práticas na pós-graduação são fatores essenciais, ainda mais quando nos referimos a um curso da área da saúde. Esse tipo de aplicação fará com que o estudante entre em contato direto com o dia a dia de sua profissão e, claro, aprenda na prática sobre as disciplinas vistas em classe.

O estágio é, na maioria das vezes, obrigatório. Ainda assim, quando ele não o for, recomenda-se que o estudante busque oportunidades de treinar antes de enfrentar, de modo realista, o mercado de trabalho e os desafios do cotidiano da profissão.

Pesquisa

A pesquisa é outra parte que nem sempre está presente nas grades de pós-graduações em Enfermagem, mas que pode ser feita de modo particular ou até mesmo como uma atividade optativa, em certos momentos. Nem todos os profissionais têm interesse por essa área, mas testá-la é sempre recomendado.

Por meio da pesquisa, é possível não só criar tecnologias e métodos para lidar com os pacientes e com as suas enfermidades, mas também estudar particularidades de um determinado grupo e conhecer muito mais sobre a própria profissão e o objeto de estudo, ou seja, os pacientes.

Exames

Na pós-graduação também há a aplicação de provas e testes periódicos, além, é claro, de uma prova final. Esse tipo de avaliação funciona da mesma forma que na graduação, ainda que o método avaliativo dependa bastante das particularidades da proposta pedagógica de cada instituição.

Levar os exames a sério é fundamental para a obtenção do diploma e, claro, para a conquista de uma educação muito mais eficiente. Aqui seus conhecimentos serão continuamente testados e é importante que o conteúdo esteja fixado em sua mente para que possa, posteriormente, ser aplicado no dia a dia profissional.

Apresentação do trabalho final

As pós-graduações contam, sim, com um trabalho final. Algumas delas (as do tipo stricto senso, que veremos mais à frente) trabalham com um tipo de avaliação dividida em duas etapas, a dissertação e a tese.

Já no caso das pós-graduações lato sensu há a necessidade da apresentação de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Em alguns casos, no entanto, não há a obrigatoriedade de apresentar esse trabalho. É sempre importante se informar sobre essa demanda no ato da escolha da instituição de ensino!

Quais os tipos de pós-graduação?

A pós-graduação é, de modo geral, dividida em dois tipos distintos: a lato sensu — que envolve especializações e são mais focadas em, como o nome já diz, especializar o estudante em determinada área — e a stricto senso, voltada para pesquisas e áreas acadêmicas.

Na stricto senso temos os mestrados e doutorados, enquanto na lato sensu contamos com cursos mais específicos, como é o caso do MBA. No caso da pós em Enfermagem, como falamos de uma especialização, ela é da variedade lato sensu.

Quais as melhores especializações em Enfermagem?

Mais acima citamos algumas das principais especializações em Enfermagem, não é mesmo? Lá observamos opções tanto para pessoas agitadas e aventureiras (trauma e emergência), analíticas (área forense) e muito mais. Por isso, podemos afirmar que não há uma especialização melhor, e sim áreas diferentes para pessoas diferentes.

É sempre importante avaliar o seu perfil profissional, seus objetivos e, claro, a sua personalidade. Assim, você poderá escolher o curso que mais funciona para você, e não aquele que teoricamente traz melhores oportunidades profissionais. É sempre necessário unir o útil ao agradável!

Como escolher a melhor especialização para cada objetivo?

Escolher a melhor especialização não é uma tarefa simples. Por conta disso é fundamental que você pense bastante sobre o que deseja fazer, pesquisando exaustivamente e, sempre que possível, entrando em contato com outros profissionais da área.

Pontos como a preferência pessoal e a possibilidade de conseguir boas colocações devem ser levados em consideração, sem ser excludentes. Por isso, não priorize o sucesso profissional à sua satisfação pessoal, ou vice-versa. Busque uma área que traga o equilíbrio.

Como escolher a melhor faculdade para fazer a pós-graduação?

Estamos quase chegando ao fim de nosso bate-papo! No entanto, ainda precisamos tratar de alguns pontos muito importantes, como o que diz respeito aos critérios que devem ser levados em consideração na hora de escolher a melhor instituição de ensino para fazer a pós-graduação em Enfermagem. Saiba mais:

Pesquise bastante

A base de uma escolha, especialmente de uma tão importante quanto uma pós-graduação, deve sempre ser a pesquisa. Elaborar listas de pós e contras, por exemplo, é sempre uma boa opção. Por meio da comparação, você já consegue eliminar algumas alternativas e reduzir as opções.

Assim, pesquise sobre tudo: carga horária, grade curricular, valores possíveis descontos, corpo docente… tudo! Todas as informações são essenciais para que você possa pesar o custo-benefício de cada curso e de cada instituição de ensino de modo realmente prático e eficiente.

Busque opinião de estudantes que já se formaram

Dentro da pesquisa é sempre recomendado que você busque a opinião daqueles que já trilharam o caminho antes de você. Por isso, entre em contato com antigos alunos e pergunte a eles o que eles acharam da pós-graduação em cada instituição pretendida, observando os pontos mencionados anteriormente.

Além disso, considere também questioná-los sobre o curso em si e a realidade do mercado de trabalho após a conquista do diploma. Além de ser essencial para saber se é realmente isso que você deseja, esse tipo de informação pode ser muito interessante para a organização de um plano de carreira eficaz.

Fique atento ao reconhecimento do MEC

O Ministério da Educação possui diversas normas. Por isso, sempre se questione se determinado curso é reconhecido pela entidade no caso de uma faculdade padrão. Esse tipo de cuidado é essencial para que você não caia em armadilhas e se veja com problemas no futuro.

Já no caso das pós-graduações, esse tipo de problema não existe. Essa modalidade de ensino independe de qualquer credencial, mas devem atender às normas regulamentadas na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007. Por isso, fique atento!

Olhe a nota da instituição

Outra dica para escolher uma pós-graduação em uma faculdade renomada é atentar para fatores como a nota do curso ou, caso ela não exista, à colocação da instituição em questão em rankings ou outros métodos de avaliação.

Esse tipo de cuidado, ainda que não seja determinante para a qualidade de uma instituição, pode ajudar a escolher uma faculdade de qualidade para cursar. É um quesito que pode ser, por exemplo, o critério de desempate em caso de dúvidas sobre a melhor decisão.

Observe a infraestrutura da faculdade

Por fim, observar a infraestrutura da instituição é algo que não pode, em hipótese alguma, ser deixada de lado. Essa faculdade conta com laboratórios próprios? Ela dispõe de uma boa biblioteca? Como são feitos os estágios nesse ambiente? Esse tipo de questionamento é fundamental para qualquer escolha.

Além disso, é muito importante estar sempre atento à responsabilidade social da instituição. Opte sempre por aquelas que têm uma preocupação com a sociedade e que buscam preparar os seus estudantes para um dia a dia mais humanizado na área da saúde.

Por que escolher a Faculdade Inspirar?

Como mencionamos, escolher a instituição de ensino ideal para cursar a sua pós-graduação em Enfermagem é algo que requer muita atenção a pontos fundamentais, como a infraestrutura, a preocupação social e a qualificação de seu corpo docente.

Com a Faculdade Inspirar você não precisa se preocupar! Essa instituição carrega, em um só lugar, todas as características fundamentais para garantir que a sua escolha seja a mais correta possível, a começar pelo excelente corpo de professores que são referência em suas áreas de atuação.

Além disso, contamos, por exemplo, com um ambulatório próprio para estágios, voltado para o atendimento da população sem qualquer custo e com uma infraestrutura de ponta para que você possa dar continuidade aos seus estudos e se qualificar ainda mais.

Já deu para perceber que cursar uma pós-graduação em Enfermagem é uma ótima oportunidade tanto para a sua carreira quanto para a qualidade dos serviços prestados por você, não é mesmo? Por isso, considere dar o próximo passo e se qualificar ainda mais na profissão!

Para mais informações sobre cursos da área de Enfermagem e muitas outras, confira o nosso site oficial. Você obterá informações preciosas sobre pós-graduações de qualidade que potencializarão as oportunidades de carreira. Até a próxima!

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828