Pós-graduação ou MBA: qual a melhor opção para mim?

A competitividade é cada vez maior no mercado de trabalho e por essa razão é fundamental adicionar diferenciais competitivos ao seu currículo. Apenas assim é possível se qualificar profissionalmente e, consequentemente, disputar as melhores oportunidades e vagas disponíveis.

Fazer uma especialização acaba sendo o caminho mais eficaz para conseguir aumentar as suas chances de competitividade no mercado. Porém, algumas dúvidas acabam surgindo, como as diferenças entre uma pós-graduação e um MBA, as características de cada um e, é claro, os fatores para se considerar no processo de decisão.

Que tal acabar com essas dúvidas? Continue a leitura deste artigo para entender melhor o conceito e o foco de cada um dos cursos e saber como eles podem ajudar no desenvolvimento da sua carreira. A escolha entre pós-graduação ou MBA vai se tornar muito mais simples!

Qual a importância de se especializar atualmente?

Antes de entrarmos nas características de cada um dos tipos de curso é fundamental entender a importância que uma especialização tem nos dias de hoje. Em um mercado altamente concorrido, as empresas exigem mais dos seus funcionários e buscam profissionais que estejam em constante aprendizado.

Cursar uma pós-graduação ou MBA não funciona apenas para valorizar o seu currículo, mas também ajuda no seu desenvolvimento profissional. As opções de trabalho e as áreas de atuação também aumentam, com cargos específicos aparecendo como possibilidades para quem tem alguma especialização.

Outra vantagem é a ampliação do seu conhecimento específico sobre determinada área ou assunto. Para quem se graduou em Educação Física, por exemplo, é possível fazer uma pós-graduação em Biomecânica e Fisiologia Aplicadas ao Exercício Físico, garantindo maior eficiência e segurança para quem executa as atividades físicas.

Além disso, uma especialização pode garantir maior valorização financeira por parte da empresa. Segundo um levantamento realizado pela Catho, um profissional no cargo de analista, que realizou alguma pós-graduação ou MBA, vai receber em média 14,7% a mais do que quem apenas concluiu uma graduação.

A diferença torna-se ainda mais significativa quando os cargos em comparação são mais altos dentro de uma organização. Para um coordenador, uma especialização representa uma valorização de 53,7% no salário, enquanto para diretores e gerentes a diferença está na casa dos 47,2%.

Quais os conceitos e características de uma pós-graduação e um MBA?

Agora que você já sabe como é importante adicionar uma especialização ao seu currículo profissional, é hora de entender as características de uma pós-graduação e de um MBA. Confira!

Pós-graduação

Qualquer curso que seja realizado após a graduação recebe a nomenclatura de pós-graduação. Porém, existem dois tipos: lato sensu e stricto sensu. O primeiro representa os cursos que buscam o aperfeiçoamento do que foi aprendido na faculdade, com o foco voltado para a atuação no mercado de trabalho, ou seja, uma especialização.

Já o segundo, stricto sensu, é nomeado para mestrados e doutorados – cursos voltados para quem deseja seguir na carreira acadêmica, realizar pesquisas ou se tornar professor, por exemplo. Normalmente, demoram mais tempo para serem concluídos e a teoria ganha mais espaço do que as aulas práticas.

MBA

O MBA (Master in Business Administration ou, em português, Mestre em Negócios e Administração) é, portanto, uma pós-graduação lato sensu. Afinal, é uma especialização com ênfase no mercado de trabalho, com mais atividades que ensinam a aplicação prática de conceitos e teorias.

Outra diferença do MBA em relação aos outros cursos de pós-graduação lato sensu é o foco das especializações. Geralmente os MBA são voltados para as áreas de administração, negócios e gestão, ajudando o aluno que almeja cargos mais altos dentro de uma empresa ou mesmo aquele que deseja aprimorar o seu trabalho.

Quais as diferenças entre as duas especializações?

Na hora de escolher entre uma pós-graduação ou MBA você precisa estar atento às diferenças entre eles que, apesar de sutis, geram um impacto no resultado final da especialização.

A principal delas é o foco de cada curso. O MBA é voltado para quem trabalha com gestão e administração de uma empresa ou um setor, como um CEO, por exemplo. Para quem busca se especializar em uma determinada área, a pós-graduação é mais indicada.

Portanto, se você quer criar um diferencial competitivo para o seu currículo, a pós-graduação é mais indicada, já que o curso é voltado para o aprendizado de uma competência diferente, tornando-se especialista naquele assunto.

Outra diferença é a carga horária de cada curso. O MBA pode passar das 400 horas, dependendo de qual seja o foco das matérias escolhidas, enquanto uma pós-graduação não costuma ter mais do que 360 horas.

Qual opção escolher: pós-graduação ou MBA?

Com a atualização profissional, além de mais (e melhores) oportunidades de trabalho no mercado, você aumenta as suas chances de crescimento na carreira e amplia a sua rede de contatos profissionais. Por isso, separamos alguns fatores decisivos para levar em consideração na hora de escolher entre pós-graduação ou MBA.

Objetivo

O primeiro ponto que deve ser analisado é o objetivo para a sua carreira profissional, ou seja, o que você planeja alcançar com uma pós-graduação ou MBA. Sem isso, as chances de fazer a escolha certa diminuem. Se você procura uma especialização, a pós talvez seja a melhor saída, enquanto o MBA deve ser voltado para quem almeja cargos de gestão.

Estrutura

Fique atento à estrutura da instituição de ensino em que você planeja se inscrever, principalmente se for algum curso que exija muitas aulas práticas, como Biomedicina Estética. Isso vai fazer total diferença para que você, de fato, aprenda e consiga se desenvolver como profissional. Há também a possibilidade da Educação a Distância (EaD) e, neste caso, a infraestrutura oferecida também deve ser analisada.

Corpo docente

Para os profissionais que querem evoluir, é fundamental contar com professores que, de fato, sejam referências no mercado. Por isso, procure uma instituição e/ou curso que conte com um corpo docente bem avaliado no mercado e que possa passar os ensinamentos corretos para você.

O profissional que busca destaque no mercado de trabalho precisa, sem dúvidas, encontrar maneiras de aprimorar o seu conhecimento e a execução das suas tarefas no dia a dia. Por isso, realizar alguma especialização pode ser um caminho interessante e eficiente para melhorar o seu desempenho no ambiente de trabalho.

Agora que você já sabe o que fazer para se decidir entre pós-graduação ou MBA, que tal se aprofundar em outros assuntos importantes sobre o tema? Por isso, separamos um post sobre as diferenças entre as modalidades lato e stricto sensu!

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais