Conheça os sinais que servem de alerta
O coração é considerado uma máquina perfeita, que executa o bombeamento do sangue, por meio da realização de aproximadamente 100 mil contrações por dia. Sua função é fazer o sangue circular pelo organismo, com o intuito de manter a vitalidade de todos os órgãos e tecidos do corpo.
O bom funcionamento do coração depende de todas as partes que o compõem. No entanto, quando alguma dessas partes para ou apresenta falhas, o desempenho dele é afetado, o que gera a sobrecarga de todos os órgãos e tecidos do corpo.
Na maioria das vezes em que há problemas, o coração dá sinais sutis, que são difíceis de notar e, principalmente, de associar com as doenças cardíacas. Entre alguns dos sintomas estão: fadiga, falta de apetite, náuseas, desmaios, dor no maxilar e no pescoço, inchaço nos pés e nas mãos, tosse, maior vontade de urinar, sangramento na gengiva e suor intenso.
É muito importante saber quais são os sinais que podem indicar problemas no coração, pois assim você pode prevenir um ataque cardíaco ou facilitar o diagnóstico de alguma doença do coração.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Dados da plataforma Cardiômetro, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) confirmam este fato: no Brasil mais de 289 mil pessoas morreram em decorrência de problemas no coração – esses números são referentes ao período de janeiro a dezembro de 2019. Entre os problemas mais comuns, estão o acidente vascular cerebral (AVC), seguido por infarto e parada cardíaca.
Entretanto, é importante mencionar que 80% desses casos poderiam ser evitados com simples alterações nos hábitos de vida e diagnóstico precoce.
Veja quais são as doenças do coração mais comuns:
· Acidente Vascular Cerebral – é caracterizado pela interrupção do suprimento sanguíneo de alguma área do cérebro e pode ocorrer de duas formas – a isquêmica, quando um trombo ou placa de gordura entope um vaso, ou a hemorrágica, que é quando o vaso se rompe e deixa de irrigar sangue;
· Doença Cardíaca Coronariana – ocorre devido ao acúmulo de gordura na parede dos vasos que irrigam o coração;
· Doença Cardíaca Hipertensiva – se desenvolve em decorrência da pressão alta do paciente;
· Doença Cardíaca Inflamatória – trata-se de uma inflamação do músculo cardíaco, que pode causar dilatação cardíaca, trombos na parede cardíaca e infiltração das células sanguíneas circulantes ao redor das coronárias e entre as fibras musculares;
· Infarto – é um ataque cardíaco em que o coração tem seu fluxo sanguíneo bloqueado por uma placa de gordura ou um coágulo, por exemplo, fazendo com que ele não funcione por um determinado período de tempo, o que pode ocasionar morte de parte do tecido do coração ou um dano irreversível a ele;
· Parada cardíaca – ausência de fluxo sanguíneo circulante no coração, o que impede que o sangue flua para os órgãos vitais, privando-os de oxigênio.
Entenda quais são as pessoas que tem mais chances de possuir problemas no coração:
· Quem possui altos níveis de colesterol, triglicerídeos e pressão alta;
· Fumantes;
· Indivíduos que têm outras doenças associadas, como diabetes e hipertensão;
· Obesos;
· Pessoas que possuem familiares com problemas de coração.
Hábitos que ajudam a evitar as doenças do coração:
· Alimentar-se de forma saudável;
· Controlar os níveis de colesterol;
· Controlar a pressão arterial;
· Cuidar do peso;
· Diminuir a quantidade de sal nas refeições;
· Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
· Não fumar;
· Praticar atividade física;
· Ir ao médico regularmente