Proteja- se dos Raios Solares

E aprenda a se bronzear sem correr riscos à saúde

O Brasil é um país que recebe muita incidência dos raios solares – circunstância que causa malefícios à saúde dos seres humanos. Por este motivo é necessário se proteger da forma correta, mas calma: não precisa deixar o bronzeado do verão de lado!

O sol produz e emite raios ultravioletas, que são chamados de: UVA (ultravioleta A) e UVB (ultravioleta B). Como são invisíveis, nós não conseguimos saber quando estamos expostos a eles – apenas sentimos seus efeitos em nosso corpo. Deste modo, temos que nos proteger para que a pele não sofra danos.

Entenda a diferença entre os Raios UVA e UVB

Raios UVA: esses raios têm mais incidência na superfície terrestre, pois independente do clima, eles estão presentes desde o nascimento do sol até o momento em que ele se põe. Sendo assim, estes raios são mais preocupantes para a saúde humana, visto que estão presentes todos os dias do ano e representam 95% da radiação emitida pelo sol.

Os raios UVA penetram mais profundamente em nossa pele e sua ação é responsável pelo envelhecimento precoce, manchas na pele, alergias e doenças como o câncer de pele.

Raios UVB: são os responsáveis pelas queimaduras e vermelhidão no corpo. Esses raios são mais fortes durante as estações mais quentes do ano. Eles penetram de forma mais superficial na pele, ainda assim, este fato não impede danos à saúde da pele.

Os raios UVB representam 5% da radiação total emitida pelo sol – eles se intensificam entre as 10h da manhã até as 16h. A maior incidência ocorre neste período devido ao sol estar posicionado diretamente com a Terra. Por este motivo é indicado que as pessoas evitem se expor ao sol durante este intervalo de tempo.

Agora que você sabe a diferença entre os raios solares, aprenda como se prevenir dos danos causados por eles. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda algumas medidas de proteção, confira:

· Utilize chapéus, camisetas e protetores solares;

· Evite se expor ao sol entre 10h e 16h, se não for possível tente permanecer na sombra;

· Faça o uso de filtro solar diariamente. É importante aplicá-lo 30 minutos antes de se expor ao sol e a reaplicação deve ser feita a cada 3 horas;

· É importante utilizar um bom protetor solar, pois ele deve proteger contra radiação UVA e UVB e possuir um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo;

· Quando estiver na praia ou na piscina, dê preferência pelo uso de barracas que sejam feitas de algodão ou lona, pois elas absorvem cerca de 50% da radiação ultravioleta;

· Caso você mergulhe no mar, ou esteja suando muito, deve reaplicar o protetor em um período de 2 horas após a aplicação anterior.

Saiba como se bronzear da forma correta:

· É importante esfoliar a pele antes da exposição ao sol, pois o procedimento permite que haja a remoção das células mortas da camada superior da pele, que faz com que a camada mais jovem apareça e facilite o bronzeamento;

· Não tente ficar bronzeada (o) no primeiro dia na praia: o processo de bronzeamento leva tempo, visto que a melanina — o pigmento de bronzeamento – começa a ser produzida 48 horas após a exposição solar;

· Não deixe o protetor solar de lado, aplique um filtro com proteção solar acima de 30 FPS;

· O recomendado é que você se exponha ao sol antes das 10 h da manhã por cerca de 20 a 30 minutos;

· Hidrate-se para conseguir o tão sonhado bronzeado. Você precisa beber muita água antes e após a exposição solar;

· Cuide da alimentação, opte por ingerir frutas, verduras e legumes, sempre dando preferência aos alimentos que são fonte de vitamina A, pois ela ajuda na coloração da pele, além de ser um ótimo antioxidante, o qual neutraliza os radicais livres. Veja alguns exemplos de alimentos que possuem vitamina A: agrião, cenoura, Melão, brócolis, espinafre, batata doce, abóbora, manga, couve e mamão.

· Use autobronzeador, pois o produto tem o efeito de estimular, prolongar e manter o bronzeado por mais tempo e quando você usa regularmente em conjunto com banhos de sol, os efeitos são melhores.

Sabendo a maneira correta de se proteger é possível se expor ao sol com segurança. A exposição solar é muito importante, visto que o sol traz diversos benefícios para a saúde, pois os raios solares estimulam a produção de vitamina D, que por sua vez aumenta os níveis de cálcio e ajuda a prevenir doenças auto- imune, pois auxilia na imunidade.

Além desses benefícios, o sol desempenha um papel benéfico no humor, sendo um complemento no tratamento contra depressão sazonal. Por este motivo, sempre que puder se exponha ao sol, mas não esqueça de se proteger corretamente!

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais