Áreas de atuação e o processo de aprendizagem humana
A psicopedagogia é um campo do conhecimento que mescla as ciências da psicologia e pedagogia e estuda o processo de aprendizagem humana. O objetivo da psicopedagogia é melhorar a aprendizagem e o desempenho de crianças, adolescentes e adultos.
Para identificar dificuldades e falhas de ensino, a psicopedagogia utiliza os conhecimentos da pedagogia, psicologia, antropologia, psicanálise, neurologia, fonoaudiologia e psicolinguística.
O psicopedagogo é o profissional que busca compreender o processo de absorção de informações e construção de conhecimentos dos indivíduos em todas as fases da vida humana. Dessa forma, o psicopedagogo é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas de aprendizagem.
A principal área de atuação dos psicopedagogos é na educação, em instituição de ensino públicas ou privadas. Seus atendimentos visam analisar a relação entre os professores e o processo de aprendizagem, com o objetivo de melhorar o trabalho da instituição.
Este profissional é capaz de identificar dificuldades, problemas e distúrbios no processo de aprendizagem, sejam de natureza emocional, social, física ou mental. Após a identificação são aplicados métodos para a solução ou prevenção dos problemas.
O papel da Psicopedagogia inclui o planejamento de ações voltadas para obter uma educação inclusiva e que considere as dificuldades de todos.
Veja quais são as principais atividades e atribuições desses profissionais:
· Apoio psicopedagógico aos trabalhos educacionais;
· Consultoria e assessoria psicopedagógica;
· Direção de serviços de Psicopedagogia em estabelecimentos públicos ou privados;
· Intervenção psicopedagógica;
· Orientação, coordenação e supervisão de cursos de Psicopedagogia;
· Produção e divulgação do conhecimento científico e tecnológico;
· Realização de diagnóstico e intervenção psicopedagógica.
Além da área da Educação, esses profissionais também podem atuar em clínicas e consultórios e prestar assistência psicopedagógica para pacientes em hospitais.
Dentre os transtornos de aprendizagem tratados pela Psicopedagogia estão:
· Discalculia: dificuldade em fazer cálculos;
· Dislexia: dificuldade em ler, compreender e identificar letras e palavras;
· Disgrafia: dificuldade em escrever e identificar letras e palavras, além da redução das habilidades motoras da criança;
· Transtorno de aprendizagem não-verbal (TANV): caracterizado pela redução das aptidões verbais e motoras. A criança tem dificuldade para interpretar sinais não-verbais, como linguagem corporal e expressões faciais;
· Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): dificuldade de concentração e comportamento hiperativo. Não é considerado um transtorno de aprendizagem, mas torna o processo de aprender muito desafiador; e
· Transtorno do espectro autista (TEA): também não é uma condição associada diretamente ao aprendizado, mas afeta a capacidade de aprender.
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