Queimação e Ardência nas costas: o que são, o que significam e como tratar estes sintomas?

2 minutos para ler

Confira por que medicamentos não melhoram os sintomas.

A queimação quando acontece nas costas ou entre os ombros, especialmente quando matemos uma postura por muito tempo, pode significar duas coisas:

1. uma fadiga muscular, com acúmulo de “ácido lático” no músculo, que, por ser ácido, “arde”, dando a sensação da queimação.

2. uma dor originada nos ligamentos que pelo mesmo processo de acúmulo de toxinas, causando a sensação de ardência, muito comum na região entre as escápulas (homoplata ou paleta) e na região lombar, próximo aos glúteos.

Ok! Temos idéia do que é, mas entendamos por que acontecem estes sintomas de queimação e ardência.
Quando usamos demais ou de forma errada ou numa postura errada nossa musculatura, ou quando temos uma dificuldade por parte do músculo em movimentar articulações (quando estas apresentarem bloqueios de movimento), então teremos um excesso de atividade muscular e automaticamente uma dificuldade de entrada do sangue (que retira as toxinas (sujeiras)) o que vai gerar acúmulo de ácido lático. Ácido faz arder.

E COMO TRATAR A ARDÊNCIA E A QUEIMAÇÃO?

A Osteopatia (através do Osteopata) faz isso! A manipulação de articulações libera o movimento que consequentemente diminui o trabalho do músculo e retira o estresse sobre os ligamentos, melhorando a circulação, a retirada da “sujeira” dos mesmos, eliminando os sintomas.

E POR QUE MEDICAMENTOS NÃO MELHORAM OS SINTOMAS?

Porque existe uma dificuldade do sangue circular nestes músculos tensos, dificultando portanto a chegada do anti-inflamatório nessas regiões, o que iria aliviar a inflamação. Ainda, uma explicação seria porque a CAUSA da dor é mecânica, e não química (pra curar o processo com remédios). Portanto o tratamento tem que ser mecânico.

FONTE: Osteopatia Curitiba – Dr. Mauro Gemelli

Posts relacionados

102 thoughts on “Queimação e Ardência nas costas: o que são, o que significam e como tratar estes sintomas?

  1. Eu sinto muita coceira que parece uma queimaçao nos ombros o que podera ser? Ja tomei muitos antealegico e usei varias pomada e de nada adiantou queimar muito ai eu coso bastante mas nao ficar ferido

    1. Recomendamos que procure um médico para verificar a causa dessa queimação. Só com estas informações não conseguimos te ajudar.

    2. Só com estas informações não temos como saber. É mais indicado que você procure um dermatologista para avaliar melhor a situação.

  2. Tenho sentido muita queimação, e dor, principalmente do lado direito, pode ser problema de fígado? À queimação é na coluna, porém de uma semana para cá tenho passado muito stress no trabalho, isso tem haver com o agravo?

  3. Existem muitas possibilidades… Para um diagnostico correto é preciso procurar um médico e fazer exames que indiquem as causas da queimação.

  4. Não temos como saber. Mas indicamos que procure outros médicos até que um deles encontre qual é o seu problema. Desejamos que melhoras!

  5. Sem exames não é possível diagnosticar. Indicamos que procure quantos médicos forem necessários até achar a causa do problema.

  6. É provável que seja por conta da permanecia em uma mesma posição durante muito tempo, o que é extremamente prejudicial para a saúde. De tempo em tempo tente mudar de posição ou se alongar.

  7. Olá,
    O ideal é que ela procure um especialista de coluna para realizar os exames necessários e diagnostica-lá da maneira correta.

  8. Olá,
    O recomendado é que de hora em hora você alterne a sua posição ou faça alongamentos. Isso irá ajudar nas suas dores.

  9. Essa dor é decorrente da Escoliose, o indicado é fazer algum tipo de exercício físico para que as dores diminuam. O mais recomendado é a natação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.