Quiropraxia: Passado, Presente e Futuro

A palavra “Quiropraxia” tem origem grega. “Quiro” significa mãos, e “Praxis” significa praticar. O termo refere-se às técnicas manuais utilizadas na terapia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma modalidade de tratamento que trabalha com o diagnóstico e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos que essas disfunções causam na saúde em geral. A técnica ajuda a corrigir desvios posturais, além de promover a reabilitação em ortopedia-traumatologia, desportiva, reumatologia, bem como nos problemas articulares, de músculos, tendões, ligamentos, bursas, disco interarticular e hérnia de disco.

É uma especialidade da fisioterapia (reconhecida pelo COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) que alivia diversos problemas de saúde por meio da manipulação da coluna vertebral. O objetivo principal do método é resgatar a qualidade de vida do paciente, amenizando e até curando as dores da coluna, do nervo ciático, dores nas costas, entre outras.

A relação entre a estrutura – particularmente da coluna vertebral e do sistema músculo-esquelético – constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque é na restauração e preservação da saúde.

A Faculdade Inspirar promove uma Live com o tema “Quiropraxia no Brasil, passado, presente e futuro”, que irá abordar uma visão realista desde a história no Brasil até uma visão futurista, passando por questões atuais, incluindo temas da situação sobre a regulamentação oficial. “Hoje a quiropraxia no Brasil é dominada por fisioterapeutas, é uma das especialidades que mais cresce e se desenvolve dentro da fisioterapia, mas ainda tem um caminho longo para a evolução e um mercado de trabalho fenomenal”, conta Jemerson Oliveira, mediador da live e coordenador e professor de pós-graduação em Quiropraxia da Faculdade Inspirar.

“Os temas desta live vão de interesse para todas as áreas de atuação da fisioterapia, pois impacta diretamente nas conquistas e limitações da profissão. Ao contrário do que muitos pensam, a quiropraxia vai além do alívio das dores musculoesqueléticas, pois promove uma melhora principalmente do sistema nervoso, que é o que gera a função para todos os demais sistemas”, complementa o coordenador.

A Faculdade Inspirar oferece Pós-Graduação em Quiropraxia Lato Sensu com conteúdo completo, com as técnicas mais utilizadas e modernas da quiropraxia mundial. Além dos módulos práticos oferece embasamento teórico de Neurofisiologia, Biomecânica e Semiologia. Traz também a experiência de ser o maior programa de especialização em quiropraxia do Brasil, presente em todas as regiões com dezenas de turmas já formadas.

Informações e inscrições para a Live: http://inspirar.com.br/quiropraxia-live

Informações sobre o curso: inspirar.com.br

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais