Reeducação Alimentar

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5 dicas para auxiliar no processo

O início do ano é uma época muito propícia para traçar planos, iniciar novos projetos e melhorar os hábitos. A reeducação alimentar é o primeiro passo para adquirir um estilo de vida mais saudável, modificar costumes alimentares e, consequentemente, perder peso.

Pensando em colaborar com o aspecto da reeducação alimentar, elaboramos 5 valiosas dicas:

1. Ingerir água – o recomendado é que você tome entre 1,5 a 2 litros de água por dia. É muito importante manter-se hidratado, pois a água é uma das principais responsáveis pelo perfeito funcionamento do corpo e também por realizar a limpeza das toxinas existentes nas células.

2. Alimentar-se com mais frequência – engana-se quem pensa que para emagrecer é necessário passar muitas horas sem comer. O indicado é que as pessoas comam pequenas quantidades de três em três horas, respeitando a seguinte programação de refeição ao logo do dia: café da manhã; lanche da manhã; almoço; lanche da tarde; jantar e ceia.

3. Não ter pressa para comer – um grande erro na hora da alimentação é comer rápido ou não prestar a atenção no que você está sendo ingerindo. O ideal é olhar para a comida, colocá-la na boca e mastigar bem para que todos os nutrientes possam ser absorvidos e a saciedade venha de forma mais rápida.

4. Mudar os pensamentos – a reeducação alimentar exige disciplina, força de vontade e sobretudo mudança de pensamento. O caminho é parar de pensar em alimentos gordurosos, os quais você gosta e ingere com frequência e passar a optar por frutas, legumes e comidas com baixo teor calórico.

5. Escolher bem os alimentos – a reeducação alimentar deve acontecer aos poucos para que você não sinta tanto e tenha mais facilidade para se adaptar. Ir ao mercado é um grande desafio, pois a sua mente está condicionada a comprar alimentos ricos em gordura. Então é legal fazer uma lista com alimentos saudáveis e que te agradam e, na hora das compras, segui-la à risca para não cair em tentação.

As dicas são úteis, mas é preciso saber que a mudança de hábito é vagarosa e envolve questões físicas e emocionais. Por este motivo tenha calma e respeite o seu tempo.

Não gosta de salada? Aqui vai uma receitinha para iniciar com a alimentação equilibrada e introduzir folhas em suas principais refeições.

Molho Vinagrete de Mostarda e Mel

Ingredientes:

· 60ml de vinagre de maçã;

· 60g de mostarda Dijon;

· 360ml de azeite de oliva ou óleo de milho;

· 15g de mel;

· Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto.

Modo de Preparo:

· Combinar o vinagre e a mostarda em um bowl;

· Adicionar o azeite ou o óleo gradualmente, sempre batendo, até formar uma mistura homogênea;

· Adicionar o mel e temperar com sal e pimenta-do-reino;

· Servir imediatamente ou armazenar, devendo homogeneizar novamente antes de servir.

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