RPG – MÉTODO CAVV

FORMAÇÃO EM REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL

O curso de Reeducação Postural Global – Método CAVV (Crânio, ATM, Vísceras e Vestibular) é realizado através de posturas estáticas, com o objetivo de atuar no conjunto de cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados, enquanto que os dinâmicos devem ser contraídos.

Esse método é uma excelente ferramenta de tratamento para pacientes com problemas de origem postural, pois libera pontos de tensão apresentados nas diferentes cadeias e dá a eles nova função, preservando ou restituindo o equilíbrio estático e dinâmico.

O tratamento pela RPG visa reequilibrar as fontes de tensões musculares, articulares, viscerais e cranianas que estão na origem das compensações ou deformações.

A RPG pode ser utilizada no tratamento de dores e problemas na coluna (lombalgia, cervicalgia, escoliose, hérnia de disco), lesões articulares, retrações musculares, limitações articulares, doenças neurológicas que causam rigidez muscular e doenças respiratórias.

Como funciona a RPG

Cada sessão de RPG dura cerca de 1 hora. Durante a sessão, o paciente permanece em determinadas posturas durante 12 a 20 minutos.

Cada sessão tem o objetivo de identificar, alongar e fortalecer os músculos responsáveis pela alteração postural e equilíbrio do corpo, para isso são utilizadas 6 posturas estáticas, que são pré-selecionadas conforme cada caso. As mesmas são associadas a um trabalho respiratório, no qual o paciente faz 80% das atividades seguindo orientação do fisioterapeuta.

Vale ressaltar que as posturas são indicadas conforme o problema apresentado pelo paciente e vão evoluindo gradualmente com movimentos lentos e progressivos.

Benefícios

· Combate a dor nas costas e o realinhamento da coluna;

· Elimina a dor ciática;

· Cura o torcicolo;

· Corrige o posicionamento dos joelhos;

· Melhora a respiração e a movimentação do tronco;

· Soluciona problemas de coluna como hérnia de disco;

· Contribui para o tratamento de alterações nas articulações como na dor crônica do quadril;

· Elimina a dor de cabeça causada pelo excesso de tensão nos músculos das costas e do pescoço;

· Elimina a dor de cabeça e na mandíbula causada por alterações na articulação têmporo-mandibular;

· Corrige o pé plano, por permitir um melhor realinhamento das forças da gravidade;

· Melhora a respiração por permitir maior amplitude dos músculos respiratórios;

· Melhora a posição da cabeça, que em muitos casos está mais para frente, que o ideal;

· Melhora o posicionamento dos ombros.

Curso de extensão em Reeducação Postura Global (RPG)

O curso de Reeducação Postural Global com o método CAAV deve ser feito por profissionais da Fisioterapia que possuem a intenção de atuar com sessões de RPG.

Durante a formação, que é rápida e eficiente, são repassados conceitos básicos e avançados no tratamento, formação e controle postural, além dos efeitos fisiológicos, avaliação postural detalhada, implicação dos captores posturais, bem como os conceitos complementares que tornam os trabalhos posturais mais interessantes para o paciente, apresentando resultados mais rápidos.

Ficou interessado na área? Faça um curso conosco. Para mais informações acesse: http://bit.ly/30MofVR

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais