Saia do Sedentarismo

4 minutos para ler

E vivencie os benefícios da prática da atividade física

Você costuma sentir-se bem disposto? Produz bastante durante o dia a dia? Se as repostas para essas duas perguntas foram não, saiba que você pode estar sedentário!

O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividade física regular, que piora com o fato das pessoas permanecerem muito tempo em uma mesma posição e por serem reféns das tecnologias. Em suma, o sedentarismo é a ausência de gasto calórico.

São inúmeras as consequências negativas à saúde e ao bem-estar dos indivíduos. Os efeitos vão desde a obesidade, aumento da pressão arterial e do colesterol, até problemas de articulação, perda de massa muscular, maior incidência de infarto e acidente cerebral vascular (AVC) e diabetes.

É assustador saber que a ausência da atividade física pode provocar tantos problemas para a saúde. Compreender isso, mas não fazer nada para mudar, também não resolve! Então vamos te ajudar nessa empreitada.

Como se livrar da vida sedentária?

O começo é desafiador e exige esforço. O ideal é que a introdução da atividade física dever ser orientada por um profissional, e de forma gradual.

Mudar hábitos associados à má alimentação também ajuda.

Para te animar a iniciar uma vida mais saudável e deixar de uma vez por todas o sedentarismo, listamos quais são as vantagens emocionais, físicas e psicológicas da prática de exercícios, confira:

Aspectos emocionais e psicológicos:

· Aumento da autoestima;

· Diminuição do cansaço e estresse;

· Proporciona maior concentração;

· Reduz a depressão;

· Traz sensação de tranquilidade.

Aspectos físicos:

Combate a baixa da imunidade;

· Diminui a probabilidade de adquirir doenças crônicas;

· Fortalece as articulações e a musculatura;

· Melhora a produtividade em geral;

· Facilita a perda de peso.

Agora que você conhece quais são os malefícios do sedentarismo e os benefícios da prática de atividade física, veja as 8 dicas que irão ajudar a iniciar uma vida mais ativa e saudável.

1. Consulte um médico – é importante avaliar todas as suas condições físicas antes de começar a se exercitar. Se você tiver a possibilidade de contar com a orientação de um profissional de educação física os seus resultados serão melhores e a chance de você se machucar é menor.

2. Descubra qual é o tipo de atividade que mais lhe agrada – sentir prazer pela atividade realizada estimula e faz com que você mantenha constância e regularidade.

3. Programe a sua rotina, incluindo atividade física ao longo dos dias – faça um planejamento semanal que te possibilite a prática de exercício. Se for preciso acorde mais cedo para se exercitar, ou faça a atividade no fim do dia. O importante é adequar a agenda para conseguir se exercitar.

4. Comece devagar – tenha noção de que você é uma pessoa sedentária e precisa ir com calma para não desistir do objetivo e também não se machucar.

5. Estabeleça metas atingíveis – metas são extremamente boas e ajudam muito, mas quando elas não são bem pensadas podem levar à frustação. Para começar o ideal é fazer uma atividade física leve todos os dias.

6. Perceba os sinais que o seu corpo dá – o corpo é o nosso melhor amigo: ele dá muitas evidências de como as coisas estão fluindo. Então se você sentir desconforto ou dor, o recomendado é parar e respeitar esses sintomas.

7. Beba água – a água é uma excelente aliada no processo de perda de peso e estilo de vida saudável. É interessante ingerir água durante a prática de atividade física para se manter hidratado e ter mais facilidade durante a execução dos exercícios.

8. Opte por ingerir alimentos saudáveis – sair do sedentarismo não envolve somente a realização de exercícios, mas também uma alimentação balanceada, saudável e nutritiva. Os nutricionistas podem te ajudar a resolver essa questão e indicar uma dieta adequada e personalizada.

Com os alertas, dicas e orientações presentes neste texto, fica até mais fácil se livrar do sedentarismo e instituir hábitos saudáveis! Chegou a hora de espantar a preguiça e dar lugar ao ânimo e bem-estar. Agora é com você!

Posts relacionados