O que você precisa saber sobre a saúde digital?

Frequentemente promovendo impactos positivos, a tecnologia tem invadido diversas áreas, inclusive a da saúde. Também conhecida como e-Saúde ou Saúde 4.0, a saúde digital é o futuro da medicina mundial, promovendo agilidade e precisão aos diagnósticos, além de melhor qualidade de vida aos pacientes.

A transformação digital tem fornecido benefícios tanto para o profissional quanto para quem está sendo cuidado ou tratado por ele. Isso acontece, entre outros modos, por meio da automação dos processos com o auxílio de aplicativos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura, pois vamos abordar as principais informações sobre essa inovação na área da saúde!

O que é a saúde digital?

Com o objetivo de oferecer uma melhor qualidade nos serviços prestados, a saúde digital surgiu por meio da combinação entre a revolução tecnológica e a área da saúde. Além disso, consegue aproximar os profissionais dos pacientes para que cada atendimento seja único e personalizado de acordo com as características do indivíduo. A saúde digital também permite que mais pessoas tenham acesso a exames, diagnósticos e consultas.

Logo, essa inovação reúne o tratamento dos pacientes, a promoção de aprendizagem e treinamento, a realização de pesquisas e o acompanhamento de doenças. No geral, uma das principais ações da saúde digital é a unificação das informações sobre os pacientes, incluindo dados sobre consultas, exames e medicamentos.

Dessa forma, ocorre a otimização do tempo sem que a qualidade do serviço fique prejudicada. Por meio das premissas dessa transformação digital, o cuidado e o tratamento oferecido aos pacientes tendem a ser ainda mais eficazes, auxiliando na saúde preventiva.

Quais são os benefícios que os recursos tecnológicos oferecem?

Você ainda está se perguntando como o uso da tecnologia entra, de fato, na área da saúde? Quando o assunto é saúde digital, isso significa que os dados dos pacientes podem ser unificados e integrados em um único software que pode ser acessado a qualquer momento pelos profissionais responsáveis. Assim, não é necessário utilizar lápis e papel para fazer as anotações, pois todos os dados ficam reunidos em um mesmo lugar.

Para que você entenda melhor como o uso da tecnologia é aplicado no dia a dia de estabelecimentos médicos com recursos digitais, listamos abaixo algumas vantagens de aderir à saúde digital. Confira!

Eficácia no agendamento de consultas e procedimentos

Quem organiza a agenda de clínicas, consultórios ou hospitais sabe que essa é uma tarefa complexa, mas sem o uso da tecnologia, torna-se ainda mais complicada. A saúde digital engloba o uso de aplicativos para aprimorar o desempenho dos agendamentos, inclusive permitindo que o próprio paciente escolha o horário mais adequado para ele.

A utilização do aplicativo viabiliza uma otimização dos processos, melhorando também a relação entre paciente e profissional. Com isso, a situação se torna mais harmônica e existem menos riscos de erros em horários de exames, consultas e procedimentos.

Mais controle e melhor armazenamento das informações

Existem tecnologias que são bastante inovadoras, como o Big Data (armazenamento, tratamento e análise de um grande volume de dados), que permitem aos estabelecimentos médicos a extração de diversos tipos de informações de uma forma ágil e eficaz.

Isso é importante porque a avaliação desses dados faz com que os gestores tomem decisões estratégicas, identificando também as falhas recorrentes e formulando soluções transformadoras.

Redução de custos

Quando você age de modo eficiente e organizado em busca de fornecer o melhor serviço possível ao paciente, isso é devolvido à instituição de saúde em forma de redução de custos. Imagine que, após a identificação de falhas, os erros sejam frequentemente reduzidos, diminuindo a necessidade de retrabalho e os desperdícios de materiais.

Isso permite que o custo também seja menor, contribuindo para mais satisfação dos pacientes e a fidelização do público — por confiar em uma equipe médica capacitada.

Atendimento integrado

Para fornecer um suporte mais completo, a saúde digital propicia um atendimento integrado. Isso significa que, após a consulta, caso o paciente tenha dúvidas ou necessite de um acompanhamento próximo, ele possa contar com um apoio profissional.

Nesse caso, existem aplicativos que podem ser aderidos com o objetivo de fazer os pacientes terem uma rotina mais saudável, incluindo o monitoramento dos sinais vitais e as orientações médicas sobre os medicamentos a serem tomados. Essas pequenas ações fazem com que a instituição ofereça um atendimento completo e humanizado.

Mais produtividade

Se você trabalha na área da saúde, certamente já sofreu com sistemas bem engessados e que provocavam lentidão nos processos, certo? Saiba que isso é relativamente comum, já que muitos estabelecimentos ainda não aderiram a uma saúde digital eficaz.

Por meio dela, os profissionais de todos os setores conseguem fazer um trabalho mais eficiente, inclusive aumentando a sua produtividade, já que a utilização de sistemas de gestão integrados elimina erros.

Como acompanhar essas mudanças?

Como você pode perceber, a saúde digital é bastante vantajosa para todas as pessoas envolvidas na área da saúde. Por ser uma realidade cada vez mais próxima, já que a tendência do futuro é que todos os ramos de conhecimento trabalhem com a automação dos processos, é fundamental se atualizar sobre ela.

Para não ficar para trás, é preciso buscar qualificação, de forma a atuar como um profissional capacitado para lidar com a tecnologia. Isso significa, portanto, investir em uma pós-graduação na área da saúde.

A especialização gera mais credibilidade, pois comprova que você sabe do assunto — o que valoriza ainda mais o seu currículo. Como é uma área extensa e até mesmo complexa, buscar um conhecimento formal sobre ela pode ser uma ótima opção para se destacar dos seus concorrentes na busca por uma vaga de emprego ou uma promoção no cargo atual.

Dessa forma, é importante enxergar a saúde digital não como algo de um futuro bem distante, mas como uma realidade que deve ser entendida pelos profissionais, especialmente por aqueles que priorizam um atendimento eficiente e humanizado, focando no aprimoramento do serviço prestado.

Este conteúdo ajudou você a entender um pouco mais sobre o assunto? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe um comentário e participe da conversa!

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais