Saúde Mental

Problemas e Tratamento através da Psicologia Analítica

A Psicologia Analítica é a especialidade que estuda o consciente e o inconsciente dos seres humanos, atribuindo relevância às experiências vividas pelas pessoas.

A doutrina sustenta-se no inconsciente pessoal, o qual refere-se às primeiras experiências vividas pelos indivíduos, visto que os acontecimentos da primeira infância provocam grande impacto no psicológico humano.

O recurso terapêutico fundamenta-se nas pesquisas, estudos, e principalmente na prática clínica do psiquiatra suíço Carl Gustavo Jung, os quais são embasados no inconsciente coletivo e individual.

Foram as premissas da Psicologia Analítica que forneceram teorias e técnicas para a Psicoterapia e a Orientação Junguiana – mecanismos que tornaram a área uma crescente de investigação e inovação terapêutica.

O princípio da metodologia é o entendimento da personalidade humana a partir da compreensão de processos psíquicos, os quais tornaram a Psicologia Analítica em uma teoria da psiquê humana, voltada para a promoção da saúde mental e o desenvolvimento dos potenciais humanos.

Desta forma, a Psicologia Analítica auxilia os pacientes na busca pelo autoconhecimento. O tratamento realizado pela especialidade procura compreender as queixas e situações descritas pelo paciente, com o objetivo de ajudá-lo a reencontrar sua essência.

Os fundamentos da Psicologia Analítica defendem que o paciente é uma fórmula única, que deve ser incorporada ao tratamento assim que o terapeuta percebe os caminhos a serem traçados, os quais devem ser efetuados com o intuito de promover maiores chances de sucesso terapêutico, estabelecendo no paciente a mudança da forma de administrar os problemas e comportamentos.

Examina os significados além do óbvio, com o objetivo de encontrar quais são as emoções atreladas ao cenário relatado. Os principais distúrbios tratados pela Psicologia Analítica dizem respeito a transtornos de personalidade, distúrbios de bipolaridade e extroversão e introversão.

Os tratamentos psicológicos realizados por meio desta área são cada vez mais procurados. “A área está em ampla ascensão, pois a demanda está aumentando devido ao grande número de casos relacionados aos transtornos mentais e de comportamento que a Psicologia Analítica e a prática da Psicoterapia de Orientação Junguiana atuam”, assegura Evaldo Ferreira da Costa, coordenador do curso de Pós-graduação em Psicologia Analítica da Faculdade Inspirar.

A Especialização ofertada pela Inspirar possibilita aos alunos conhecimentos técnicos e teóricos necessários para a prática da Psicoterapia de Orientação Junguiana e também para os estudos e pesquisas na área da saúde mental.

Quer saber mais informações sobre essa Pós-graduação? Acesse: https://www.inspirar.com.br/pos-psicologia-analitica

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais