Bem-estar para os trabalhadores e segurança para as empresas
A segurança do trabalho no Brasil é referenciada por Normas Regulamentadoras (NRs), que são decretos e portarias utilizados como base para o exercício das atividades profissionais.
A segurança do trabalho é a ciência que reúne um conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas, que devem ser praticadas para a melhoria e a segurança dos ambientes de trabalho.
Este é um setor essencial para todas as empresa, pois dedica-se à qualidade de vida dos trabalhadores, além de manter o ambiente de trabalho seguro. As empresas que possuem profissionais especializados em segurança do trabalho tem percebido uma influência direta na produtividade, bem como na redução de custos com o tratamento de funcionários acidentados e processos judiciais.
Os profissionais que atuam na segurança do trabalho tem a função de manter o ambiente de serviço livre de riscos de acidentes e doenças ocupacionais, pois possuem a tarefa de prevenir acidentes, evitando possíveis danos ao empregado e à empresa.
Vale ressaltar que é imprescindível que as empresas tenha uma equipe de profissionais especializados na atividade laboral – essa equipe deve ser formada por técnicos em segurança do trabalho, enfermeiros, fisioterapeutas e até médicos.
Entenda a importância dos serviços dos profissionais de segurança do trabalho:
- Cumprir a legislação e requisitos legais;
- Eliminar as condições inseguras de trabalho;
- Estabelecer melhores condições físicas e psíquicas no trabalho;
- Evitar acidentes e doenças relacionadas à atividade profissional;
- Melhor as condições de eficiência e de produtividade no ambiente de trabalho;
- Preparar e conscientizar o trabalhador sobre a prevenção de acidentes do trabalho.
É preciso salientar que colaboradores saudáveis em um ambiente de trabalho seguro e agradável produzirão mais e com melhor qualidade. Sendo assim, os investimentos em segurança do trabalho demonstram que a organização está consciente de sua responsabilidade social, além de valorizar seus funcionários.
Essa conscientização e treinamento em segurança do trabalho são fatores importantes na gestão organizacional das empresas, pois é através desta função que são capacitados os empregados no que diz respeito aos riscos que envolvem seu trabalho.
Dessa forma, as medidas preventivas fazem parte da prática da segurança e visam evitar que uma pessoa ou grupo de pessoas se contaminem, adoeçam, sofram acidentes ou traumas em função da sua prática de trabalho.