Segurança do Trabalho

Bem-estar para os trabalhadores e segurança para as empresas

A segurança do trabalho no Brasil é referenciada por Normas Regulamentadoras (NRs), que são decretos e portarias utilizados como base para o exercício das atividades profissionais.

A segurança do trabalho é a ciência que reúne um conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas, que devem ser praticadas para a melhoria e a segurança dos ambientes de trabalho.

Este é um setor essencial para todas as empresa, pois dedica-se à qualidade de vida dos trabalhadores, além de manter o ambiente de trabalho seguro. As empresas que possuem profissionais especializados em segurança do trabalho tem percebido uma influência direta na produtividade, bem como na redução de custos com o tratamento de funcionários acidentados e processos judiciais.

Os profissionais que atuam na segurança do trabalho tem a função de manter o ambiente de serviço livre de riscos de acidentes e doenças ocupacionais, pois possuem a tarefa de prevenir acidentes, evitando possíveis danos ao empregado e à empresa.

Vale ressaltar que é imprescindível que as empresas tenha uma equipe de profissionais especializados na atividade laboral – essa equipe deve ser formada por técnicos em segurança do trabalho, enfermeiros, fisioterapeutas e até médicos.

Entenda a importância dos serviços dos profissionais de segurança do trabalho:

  • Cumprir a legislação e requisitos legais;
  • Eliminar as condições inseguras de trabalho;
  • Estabelecer melhores condições físicas e psíquicas no trabalho;
  • Evitar acidentes e doenças relacionadas à atividade profissional;
  • Melhor as condições de eficiência e de produtividade no ambiente de trabalho;
  • Preparar e conscientizar o trabalhador sobre a prevenção de acidentes do trabalho.

É preciso salientar que colaboradores saudáveis em um ambiente de trabalho seguro e agradável produzirão mais e com melhor qualidade. Sendo assim, os investimentos em segurança do trabalho demonstram que a organização está consciente de sua responsabilidade social, além de valorizar seus funcionários.

Essa conscientização e treinamento em segurança do trabalho são fatores importantes na gestão organizacional das empresas, pois é através desta função que são capacitados os empregados no que diz respeito aos riscos que envolvem seu trabalho.

Dessa forma, as medidas preventivas fazem parte da prática da segurança e visam evitar que uma pessoa ou grupo de pessoas se contaminem, adoeçam, sofram acidentes ou traumas em função da sua prática de trabalho.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
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