Cada vez mais as pessoas estão deixando de ser uma folha em branco para ter a marca de algo importante, como a data de aniversário dos pais homenageada na pele, o nome do filho, ou figuras e imagens que representam algo significativo para si.
No entanto, nem tudo são as mil maravilhas e, as queridinhas tattoos podem causar feias alergias. Mas isso não significa que o equipamento ou o tatuador não sejam de confiança, o problema pode estar na tinta!
Isto porque a tinta é um elemento estranho, e sua fórmula pode conter metais ou conservantes, e estas substâncias podem gerar uma reação negativa na pele.
Por ter sintomas muito parecidos com o da cicatrização, uma reação alérgica é identificada apenas pela sua intensidade. No caso de qualquer suspeita procure um médico – ele poderá identificar e orientar o melhor tratamento.
É difícil prever uma reação alérgica, porém, pessoas com peles sensíveis ou histórico de dermatites são mais suscetíveis a algum tipo de reação adversa.
É sempre bom reforçar que os cuidados após os procedimentos são importantíssimos, pois além de auxiliar na cicatrização, podem inibir algum tipo de reação alérgica. Cuidados simples como: higienizar o local, utilizar pomadas cicatrizantes (quando recomendada), e evitar exposição ao sol podem evitar que sintomas alérgicos se desenvolvam.
É importante também procurar um bom profissional e tirar todas as suas dúvidas. Após realizada a tatuagem, siga todas as recomendações para ter uma boa cicatrização e manter a pele saudável.
Mas se mesmo com todos os cuidados aparecer uma reação, procure um dermatologista