Por Maria Thereza Bond*
Desde o momento em que você posta alguma foto, faz um comentário ou insere seus dados profissionais em alguma rede social, você está sujeito a ser visto, criticado ou elogiado. Temos que estar cientes disso! Então, se busca alinhar a visão que deseja que os outros tenham de você e o perfil de profissional que você é ou deseja ser, deve se preocupar com isso.
Como você quer ser percebido pelos outros? Seu comportamento nas redes sociais condiz com isto? Mesmo que sua rede social não tenha objetivos profissionais, pense bem em quem está relacionado com você, pois, de alguma forma sua imagem (mesmo que informalmente) está sendo vista.
A autenticidade é uma das alternativas para você se sentir seguro em relação à sua exposição nas mídias, desde que você “pague o preço” por isso. Ou seja, se for criticado, tenha a autoconfiança suficiente em pensar: “mas, este sou eu!”, “é nisto que acredito” e aí tudo bem…
Agora, por outro lado, se tentar passar a impressão de uma pessoa que não é, tenha certeza, que logo isto será percebido e o que você considera uma qualidade, poderá passar a ser um defeito, como: exibicionismo, arrogância, radicalismo, etc.
Não pense que todos que irão buscar seu perfil são necessariamente seus amigos, muitas pessoas não estão interessadas em amizade, mas sim, em buscar uma pessoa que tenha qualificações coerentes com o que o mercado deseja hoje. E que geralmente são: pessoas positivas, alegres, otimistas, motivadas e produtivas.
Caso você evidencie em suas relações sociais algo diferente disso – cuidado! Pode afastar oportunidades valiosas de bons empregos.
# Fica a dica!
*Maria Thereza Bond é coordenadora do Núcleo de Empregabilidade da Inspirar e do MBA de Desenvolvimento Humano e Organizacional.