Vantagens do Ensino à Distância

O ensino à distância (EaD) é uma modalidade em ascensão no Brasil. Todo ano, milhares de novos cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e as matrículas em graduações à distância já passam de um milhão, de acordo com o último Censo do Ensino Superior.

Graças ao EaD, pessoas que antes não tinham condições de frequentar uma universidade de forma presencial podem obter um diploma de nível superior reconhecido pelo MEC, com o máximo de comodidade e o mínimo de deslocamento. E essas são apenas duas das vantagens do ensino à distância. Confira quais são as outras:

1. Comodidade

O aluno que escolhe quando e onde estudar. Os conteúdos ficam disponíveis, via Internet, 24 horas por dia e não é necessário cumprir horários fixos para fazer as atividades.

2. Otimização de tempo

O fato de não precisar se deslocar até a faculdade todos os dias é um grande diferencial do EaD. O aluno pode acessar o conteúdo de onde estiver e nos horários mais convenientes para ele.

3. Economia

Nos cursos EaD, as mensalidades costumam ser mais acessíveis do que as dos cursos presenciais. Além disso, o aluno gasta menos com deslocamentos, alimentação e até mesmo com materiais, pois boa parte da bibliografia pode ser consultada online.

4.Pedagogia Inovadora

Graças às novas tecnologias de comunicação, os alunos de cursos EaD contam com uma série de ferramentas de apoio à aprendizagem e podem interagir com o professor, colegas e tutores por meio de fóruns, chats, videoconferências, simulações e exercícios online.

5. Interação

Engana-se quem pensa que no EaD o aluno estuda o tempo todo isolado. Uma parte importante da aprendizagem acontece justamente na interação com professores, colegas e tutores, uma prática bastante estimulada nos cursos.

6. Inclusão

O ensino à distância tem se mostrado uma poderosa ferramenta de inclusão e de acesso à educação de qualidade. Pessoas que, por algum motivo, não podem frequentar cursos presenciais se beneficiam do EaD.

Um dos critérios que o MEC leva em consideração ao autorizar instituições e cursos à distância é a garantia de acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência. O número de vagas oferecidas e a quantidade e localização dos polos de apoio presencial também são avaliados.

7. Reconhecimento

As instituições que oferecem cursos à distância passam por um rigoroso controle do MEC e são avaliados quesitos como a titulação dos professores, a grade curricular, os recursos didático-pedagógicos, a infraestrutura física dos polos de apoio e a infraestrutura tecnológica dos sistemas de comunicação utilizados.

8. Disciplina

Organização e disciplina acabam sendo requisitos obrigatórios de quem faz um curso através da modalidade EaD. Sem um horário fixo a cumprir, o aluno se organiza para assistir as aulas e fazer as atividades da semana. Ele é estimulado a seguir seu próprio ritmo e desenvolve também o senso de disciplina e autonomia – características bastante valorizadas no mercado de trabalho.

Não fique de fora e estude também através desta modalidade! A Faculdade Inspirar oferece os cursos de Bacharelado em Administração e Gestão Hospitalar EaD. Para saber mais e as unidades Inspirar que ofertam EaD acesse: https://www.inspirar.com.br/ead/

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais