Cefaleia?

Massagem e Acupressão para aliviar a dor de cabeça momentaneamente

A dor de cabeça é presença constante na vida dos brasileiros. Um estudo realizado pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) comprova este fato: a pesquisa descobriu que mais de 30 milhões de pessoas em nosso país sentem dores de cabeça. 

De acordo com a Sociedade Internacional de Cefaleias (SIC), existem aproximadamente 300 tipos diferentes de dores de cabeça – uma parte é classificada como primária (quando a dor é a causa da doença) e existem as secundárias, que são aquelas em que a dor de cabeça é gerada por outra doença como: sinusite, tumor cerebral, hemorragia e meningite, por exemplo. 

A pesquisa também concluiu que 70% das mulheres e 50% dos homens apresentam pelo menos um episódio de cefaleia ao mês. Neste caso, muitas pessoas recorrem a automedicação, o que representa um risco para a saúde. 

Uma alternativa para o alívio das dores é a massagem – ela deve ser feita com movimentos circulares em alguns pontos estratégicos, como: têmporas, nuca e o topo da cabeça. 

É importante que antes de iniciar a massagem você respire de forma profunda, por cerca de 2 minutos, tentando relaxar. Para só então começar a massagem, que deve ser feita em 3 passos, confira: 

1. Fazer movimentos circulares na região lateral da testa, as têmporas: 

Os movimentos devem ser feitos por pelo menos 1 minuto, para fazê-los deve ser utilizada a palma das mãos ou as pontas dos dedos. 

2. Realizar movimentos circulares na nuca: 

Faça uma ligeira pressão na nuca com a ponta dos dedos durante 2 minutos. 

3. Massagear a região do topo da cabeça: 

Essa região deve ser massageada com movimentos circulares feito com a ponta dos dedos, a intensidade dos movimentos deve ir diminuindo com o passar do tempo, eles devem ser realizados por 3 minutos. 

Estes passos atuam na liberação da tensão e podem ajudar a acabar com a dor de cabeça, de forma natural sem ter que recorrer à medicamentos. 

Para melhores resultados recomenda-se que outra pessoa realize a massagem, no entanto, a automassagem também é capaz de aliviar a dor de cabeça em poucos minutos. 

Acupressão: 

A técnica medicinal pertence a uma das linhas da medicina tradicional chinesa na qual também se encontram a acupuntura e a digitopuntura. Essa é uma forma de aliviar as dores e estimular o funcionamento dos órgãos internos por meio da pressão de pontos nas mãos, nas plantas dos pés, nas orelhas e em algumas partes específicas do rosto.  

Para a medicina tradicional chinesa, estes pontos estão ligados energeticamente com o interior do nosso organismo por meio de canais vitais – nervos, veias ou artérias. É por isso que, ao pressioná-los, você pode perceber o reflexo em outros lugares do seu corpo, inclusive no seu interior e em órgãos vitais. 

Esse método pode ser utilizado para o alívio das dores de cabeça. Entenda como: para aliviar as dores deve ser feito um estímulo do ponto L14, conhecido também como Hoku – este ponto está localizado no arco entre o dedo indicador e o polegar.  Para fazer o procedimento, você deverá pressionar este ponto para alcançar o alívio. Se o objetivo é curar uma dor de cabeça, a massagem pode se estender mais do que cinco minutos, até o momento em que a dor começar a passar. 

A pressão no ponto L14 ajuda a aliviar sintomas de estresse, dores faciais, dores de cabeça, dores nas mandíbulas (ou nos dentes) e tensão na nuca.  

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais