Como melhorar seu desempenho no trabalho? Veja essas 8 dicas

Ao longo de nossas vidas sempre buscamos resultados. Queremos ser melhores no âmbito acadêmico, desejamos melhorias na vida profissional e, claro, almejamos mais qualidade de vida também no âmbito pessoal. No entanto, muitas vezes ficamos perdidos em meio às obrigações e não sabemos quais são os passos que devemos dar para, por exemplo, ter um melhor desempenho no trabalho.

Para alcançar uma performance mais satisfatória na carreira e conseguir, assim, melhores oportunidades nesse contexto, é fundamental saber exatamente o que se está fazendo. Assim, é possível mudar hábitos importantes para atingir os objetivos que desejados no âmbito profissional.

Pensando nesse tipo de dúvida e buscando tornar a sua vida mais fácil, preparamos uma lista com algumas dicas infalíveis para que o seu dia a dia no trabalho seja muito mais produtivo e para que o seu desempenho melhore consideravelmente. Quem sabe assim você não consegue aquela promoção que sempre sonhou? Boa leitura!

Qual é a importância da produtividade no trabalho?

Produtividade é, em poucas palavras, o termo utilizado para definir a proporção de produção em seu trabalho pelo número de horas trabalhadas. Esse conceito, no entanto, é muito mais amplo, especialmente no mercado atual em que muitas atividades não demandam a produção de um item específico, mas sim de um trabalho construído ao longo do expediente.

Todas os gestores buscam pessoas produtivas, ou seja, que saibam realizar o seu trabalho com maestria. Para isso, é necessário muito amor pela função e, claro, boas doses de foco, paciência, capacidade de resolução de problemas e muito mais.

Tais competências, quando unidas, culminam em uma pessoa produtiva, aquela que realmente traz resultados para a empresa. Além de números, portanto, a produtividade é um conceito que abrange também a qualidade dos serviços prestados e os resultados que eles trazem para a marca.

Quais são as 8 dicas para melhorar o desempenho no trabalho?

Agora que você já sabe como é importante trabalhar para melhorar o desempenho, que tal conferir as dicas que o levarão a alcançar esse objetivo? Você verá que, com pequenas mudanças em seu dia a dia, é possível atingir bons resultados. Confira a seguir:

1. Mantenha um bom relacionamento com a sua equipe

O primeiro passo para melhorar o desempenho no trabalho é buscar uma relação saudável com a sua equipe. Lembre-se de que vocês não precisam, de modo algum, ser amigos, mas que o bom convívio, pautado no respeito mútuo e em um relacionamento leve e cooperativo é indispensável para o bom ambiente profissional.

2. Tenha uma alimentação saudável

Comer bem não é algo passível de discussão quando falamos sobre produtividade no trabalho. Afinal, é por meio da alimentação que obtemos os nutrientes necessários para produzir energia, proteínas e várias outras substâncias essenciais para o bom desempenho profissional. Além disso, a hidratação também é fundamental para esse processo.

3. Pratique esportes com frequência

A prática de atividade física é extremamente recomendada pelos profissionais da saúde, já que promove o bem-estar do organismo e previne doenças e lesões, inclusive as que podem ser obtidas no trabalho. Outro benefício dessa prática regular é o combate do estresse, um dos inimigos da produtividade.

4. Durma bem

Produzir bem estando cansado é praticamente impossível, certo? No período de sono o nosso organismo se recupera do dia que se passou, seja retendo informações importantes ou simplesmente relaxando os músculos e diminuindo a sobrecarga dos órgãos. Por isso, tenha horários para dormir e acordar e dê valor a esse momento!

5. Realize consultas periódicas com um médico

Investir na medicina preventiva é um importante passo para a qualidade de vida. Com check-ups periódicos, e exames de rotina para homens e mulheres, é possível identificar doenças com antecedência e começar o tratamento de maneira precoce, reduzindo as chances de problemas graves e fazendo com que a sua produtividade não seja afetada.

6. Pratique a empatia

Para conviver em sociedade é essencial que você saiba lidar com outras pessoas. Escutar os problemas que não são seus é uma boa maneira de contribuir para a harmonia no trabalho. Afinal, é necessário trabalhar em equipe para que tudo flua como deve.

7. Defina prioridades

Muitas vezes o seu desempenho no trabalho pode ser prejudicado por não saber exatamente o que fazer. Por isso, ter organização e definir prioridades é fundamental para lidar de maneira mais eficiente com as funções, otimizando o tempo e obtendo, assim, resultados mais rápidos e impactantes.

8. Dê valor para as críticas construtivas

Por fim, todos nós precisamos aprender a lidar com críticas construtivas — e oferecê-las também. Esse amadurecimento emocional é fundamental para que você saiba exatamente como absorver os feedbacks passados e transformá-los em atitudes mais benéficas. Essa é, sem dúvidas, uma das chaves para melhorar o desempenho no trabalho.

Quais são os principais benefícios dessas atitudes para a carreira?

Trabalhar tais questões pode fazer com que qualquer pessoa se torne mais produtiva, ou seja, trabalhe muito mais e muito melhor. A qualidade dos serviços prestados tende a aumentar consideravelmente com esses cuidados, gerando a satisfação do empregador e do cliente final.

Com isso, você pode se tornar um indivíduo muito mais participativo em seu ambiente de trabalho, contribuindo positivamente não só para a empresa, mas também para o seu crescimento pessoal. Pessoas enérgicas e com alta proatividade tendem a aprender muito mais, adquirindo um conhecimento fundamental para a carreira.

Ao se tornar um colaborador mais qualificado, não só o seu currículo se torna cada vez melhor, mas você também caminha para se transformar em um profissional realmente competente. Além de tudo isso, a qualidade de vida de pessoas felizes no ambiente corporativo também é consideravelmente maior.

Já deu para perceber que não é preciso de muito para melhorar o desempenho no trabalho, não é mesmo? Com um pouco de esforço e algumas mudanças práticas no dia a dia, é possível alcançar ótimos resultados e aumentar a produtividade, expandindo consideravelmente as chances de sucesso na carreira que você escolheu.

Outra forma interessante de melhorar a sua performance é por meio da criatividade. Por isso, confira o nosso post sobre como pessoas criativas enxergam o mundo de uma forma diferente e saiba como isso pode ser benéfico para a sua carreira!

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais