O Futuro da Ergonomia do Brasil

Ontem (10 de março), no Mabu Business de Curitiba, aconteceu o Seminário de Ergonomia 4.0, promovido pela Editora Ergo em parceria com a Faculdade Inspirar. No evento também ocorreu, simultaneamente, o lançamento do livro Ergonomia 4.0 – Dos Conceitos Básicos à 4.a Revolução Industrial, dos doutores Hudson de Araújo Couto e Dennis Carvalho Couto. Dr.Hudson é médico do trabalho e ergonomista, e Dr.Dennis é engenheiro de controle e automação, engenheiro de segurança e também ergonomista.

Para Lucy Mara Baú, coordenadora do DESTI – Departamento de Ergonomia, Saúde, Segurança do Trabalho, Sustentabilidade e Inovações do Grupo Inspirar, “os assuntos foram bastante pertinentes em relação à tecnologia inovadora da ergonomia e, também, a abordagem das atualizações da GRO – Gestão de Riscos Ocupacionais, e da NR17 que está sendo atualizada”.

No seminário foram abordados temas como a ergonomia na organização do trabalho, a questão do levantamento de carga manual, a ergonomia e a visão geral do mundo no trabalho, entre outros. O professor da Faculdade Inspirar, Marcos Lost, foi um dos palestrantes, que juntamente com a professora Cynthia Zilli, coordena o MBA Gestão da Indústria 4.0 – Inovação e Sustentabilidade da Faculdade Inspirar.

A palestra do professor Marcos foi sobre tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. “As tecnologias atuais envolvem muito conhecimento, muita expertise, estão chegando de uma maneira muito rápida no mercado. E nós, da área da saúde e segurança, precisamos saber como implantar essas tecnologias de maneira saudável ao trabalho, e quando também negar alguma situação como esta”, enfatiza Cynthia. “Também foi discutido o futuro da ergonomia no Brasil diante da revisão das normas regulamentadoras. Onde estamos e para onde vamos? E já antecipo que em junho vamos fazer um seminário em Curitiba com este tema. E vamos fazer também em Porto Alegre e São Paulo”, explica a coordenadora.

Estavam presentes profissionais de várias áreas de Curitiba e de outras cidades e estados que vieram especialmente para o evento, e também muitos alunos e professores da Faculdade Inspirar. “O encontro deu início à questão de atualização, e deve acontecer ainda hoje uma publicação dessa norma regulamentadora da GRO. O Dr.Hudson já antecipou aquilo que provavelmente será publicado”, salienta Lucy Mara Baú.

O evento contou com o apoio da APAMT – Associação Paranaense de Medicina no Trabalho.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais