Processamento Auditivo Central

Processamento Auditivo Central (ACP) é a capacidade que o sistema nervoso tem para usar a informação que chega pela audição – ele está relacionado com habilidades auditivas desenvolvidas desde o nascimento.

Fundamentalmente, o ACP é um conjunto de habilidades específicas das quais o indivíduo depende para compreender o que ouve. É uma atividade mental, isto é, uma função cerebral e, assim sendo, não pode ser estudada como um fenômeno unitário, mas sim como uma resposta multidimensional aos estímulos recebidos por meio da audição

A doença pode ser provocada por múltiplas razões, por isso nem sempre é tão simples identificar as suas causas. As mais comuns são os problemas de origem genética, lesões cerebrais por anóxia ou traumatismo craniano.

Para pessoas com transtorno de processamento auditivo central, realizar algumas tarefas simples pode ser praticamente impossível. As dificuldades de concentração provocadas pelo problema podem ser facilmente confundidas com transtornos de atenção ou falta de interesse – por isso é preciso prestar atenção aos sinais do transtorno. Conheça alguns deles:

•Cansaço rápido e agitação ao assistir aulas;

•Demora para escutar e compreender o que foi dito;

•Dificuldade de aprendizagem;

•Problemas de memorização e desatenção;

•Dificuldade para ouvir e prestar atenção em lugares barulhentos;

•Dificuldade para realizar uma sequência de tarefas que lhe foi solicitada.

Tratamento

Quando os sintomas são percebidos, o primeiro passo é procurar um otorrinolaringologista. Junto de uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogos, audiologistas, psicólogos e pedagogos o médico deve analisar o caso. Depois é dado o diagnóstico e, se a resposta for positiva, o paciente é encaminhado para um planejamento terapêutico adequado.

Um dos métodos terapêuticos utilizados é o treinamento auditivo, que consiste na execução de diversas tarefas acústicas capazes de ativar ou modificar o sistema auditivo. Também é muito importante que haja um trabalho multidisciplinar entre os pais, a escola e os professores.

Para mais informações acesse: https://www.inspirar.com.br/pos-processamento-auditivo-central

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais