Tatuagens podem causar alergias?

Cada vez mais as pessoas estão deixando de ser uma folha em branco para ter a marca de algo importante, como a data de aniversário dos pais homenageada na pele, o nome do filho, ou figuras e imagens que representam algo significativo para si.

No entanto, nem tudo são as mil maravilhas e, as queridinhas tattoos podem causar feias alergias. Mas isso não significa que o equipamento ou o tatuador não sejam de confiança, o problema pode estar na tinta!

Isto porque a tinta é um elemento estranho, e sua fórmula pode conter metais ou conservantes, e estas substâncias podem gerar uma reação negativa na pele.

Por ter sintomas muito parecidos com o da cicatrização, uma reação alérgica é identificada apenas pela sua intensidade. No caso de qualquer suspeita procure um médico – ele poderá identificar e orientar o melhor tratamento.

É difícil prever uma reação alérgica, porém, pessoas com peles sensíveis ou histórico de dermatites são mais suscetíveis a algum tipo de reação adversa.

É sempre bom reforçar que os cuidados após os procedimentos são importantíssimos, pois além de auxiliar na cicatrização, podem inibir algum tipo de reação alérgica. Cuidados simples como: higienizar o local, utilizar pomadas cicatrizantes (quando recomendada), e evitar exposição ao sol podem evitar que sintomas alérgicos se desenvolvam.

É importante também procurar um bom profissional e tirar todas as suas dúvidas. Após realizada a tatuagem, siga todas as recomendações para ter uma boa cicatrização e manter a pele saudável.

Mas se mesmo com todos os cuidados aparecer uma reação, procure um dermatologista

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais