Acidentes Domésticos – Quais os mais comuns e como proceder com os primeiros socorros?

Acidentes acontecem, e muitas vezes não sabemos como lidar com um imprevisto. Saber o que fazer diante de um incidente pode salvar vidas. Por isso, veja quais são os acidentes domésticos mais comuns e saiba como reagir:

 

Quedas

No mundo, anualmente, ocorrem 646 mil mortes de pessoas pelo simples fato de cair. Todos estão propensos a passar por uma queda, mas algumas podem ser fatais, principalmente com idosos.

Um chão molhado ou um tapete solto podem causar situações gravíssimas. Para diminuir as quedas deve-se evitar: tapetes soltos, locais com o piso úmido, subir em locais altos e instáveis. Algumas dicas para o dia a dia são: colocar um tapete antiderrapante no banheiro, usar sapatos baixos e fechados com solado de borracha (principalmente idosos), usar escadas com corrimão dos dois lados.

Em uma situação que não foi possível evitar, os primeiros socorros são: acalmar a vítima e observar se houve algum sangramento. Para casos com sangramento, se necessário, estancar o sangue aplicando pressão no local com algum pano limpo. Com um cenário mais grave, onde a pessoa bateu a cabeça, e ou, apresentou sangramento excessivo, fraturou um osso ou acabou apresentando vômito, tontura ou desmaio, é necessário chamar a ambulância (192).

 

Choque Elétrico

Embora aconteça a maior recorrência em crianças por falta de proteção em tomadas, ainda assim é um problema que afeta todas as idades.

Sempre se atente ao utilizar aparelhos eletrônicos, tenha o hábito de conectar e desconectá-los da tomada segurando o plug. Caso aconteça o incidente, primeiro desligue o quadro geral de energia. Depois afaste a vítima da fonte elétrica, se necessário o auxílio de algum objeto escolha os de madeira, plástico ou borracha, por não conduzirem energia.

Deite a vítima para evitar quedas e fraturas pós choque, e chame uma ambulância. O caso fica grave quando a pessoa eletrocutada apresenta queimaduras na pele, tremores constantes ou desmaio. Para evitar, é necessário fazer uma manutenção nos aparelhos eletrônicos de acordo com a instrução do fabricante. Evite utilizar ou ligar fontes elétricas com as mãos úmidas. Caso exista crianças na casa lembre-se de proteger as tomadas.

 

Intoxicação

A intoxicação pode ocorrer ao ingerir produtos químicos ou fora da validade. Acontece geralmente com crianças, por consumirem produtos de limpeza que estão ao seu alcance. Ao guardar produtos fora do alcance das mãos dos pequenos, é possível evitar muitos desastres.

Em caso de envenenamento ligue imediatamente para o Centro de Informações Antiveneno (0800 284 4343) ou chame uma ambulância (192). Identifique o agente tóxico e diminua a exposição do intoxicado. Coloque a pessoa de lado para que ela não se sufoque caso precise vomitar.

Para casos de ingestão, enquanto espera a assistência médica, dê um copo com 100g de carvão vegetal ativado em pó diluído em um copo de água. Caso seja uma criança, a proporção é de 25g para um copo. Retire a pessoa do local contaminado para situações de inalação tóxica. No caso de contato com a pele, limpe o local com água e sabão. Remova as roupas que estejam manchadas com a substância tóxica. Se cair alguma toxina nos olhos, lave-os por 20 minutos com água corrente.

 

Cortes

Um dos acidentes mais comuns que pode acontecer com qualquer idade. Quando ocorrer esse tipo de situação, deve-se fazer pressão no local com um pano limpo. Lavar a região com água e sabão ou soro fisiológico e estancar o sangramento.

Se tiver algum objeto perfurando a pele é necessário ligar para o 192, ou ir diretamente para algum pronto-socorro. É possível evitar esse tipo de acidente. Mantenha os objetos cortantes longe do alcance de crianças. E sempre preste atenção na hora de manuseá-lo.

 

Asfixia

É desencadeada por conta de algum engasgamento ao ingerir alguma peça pequena como: tampa de caneta, brinquedo ou moeda. Para realizar os primeiros-socorros deve-se: bater 5 vezes nas costas da vítima com a mão aberta, com movimentos rápidos debaixo para cima.

Se a pessoa continua engasgada, tente fazer a manobra de Heimlich, apenas se tiver o conhecimento necessário para não machucar o engasgado. Se não souber realizar a manobra, ligue imediatamente para o 192.

 

Queimaduras

Para contato com objetos quentes, coloque a área afetada por 15 minutos debaixo da água fria. Queimaduras solares podem ser amenizadas com cremes específicos para queimaduras. Caso acabe criando bolhas, vá ao médico.

A maioria dos acidentes são causados por descuidos, por isso, fique sempre atento com as situações e objetos à sua volta. Um acidente pode ter resultados irreversíveis.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais