Acupuntura: Uma terapia milenar para a saúde e o bem-estar

A acupuntura é uma prática terapêutica originária da medicina tradicional chinesa com mais de 3.000 anos de história e tem conquistado cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Essa técnica milenar utiliza agulhas finas e indolores, inseridas em pontos específicos do corpo, para estimular o fluxo de energia vital, conhecido como “Qi”, promovendo equilíbrio e harmonia para o organismo. Os benefícios da acupuntura para a saúde são amplos e abrangem diversas áreas do bem-estar físico, mental e emocional.

Alívio da Dor Crônica e Aguda:

Um dos benefícios mais conhecidos da acupuntura é o alívio da dor. A técnica tem se mostrado eficaz no tratamento da dor crônica, como dor lombar, enxaqueca, artrite e fibromialgia, assim como no alívio de dores agudas, causadas por lesões e tensões musculares. As agulhas atuam na liberação de neurotransmissores e hormônios analgésicos naturais do corpo, proporcionando um efeito calmante e analgésico.

“A acupuntura inibe os arcos reflexos somatossomáticos indutores de contraturas musculares causadoras de alterações intra e extra-articulares, que constituem estímulos para um ciclo vicioso de perpetuação da dor”, ressalta a acupunturista Regina Sakai.

Redução do Estresse e Ansiedade:

A acupuntura tem sido amplamente utilizada como uma ferramenta eficaz para redução do estresse e ansiedade. Através da estimulação de pontos específicos, a técnica promove a liberação de endorfinas e serotonina, neurotransmissores associados ao bem-estar e à sensação de relaxamento.

“A agulha inserida na parte somática pode interagir com o sistema nervoso central, constituindo uma forma de tratamento para alterações emocionais, como ansiedade, tensão e medo, por meio da redução da atividade do sistema nervoso simpático”, afirma Regina. Além disso, a acupuntura ajuda a equilibrar o sistema nervoso autônomo, reduzindo a resposta de “luta ou fuga” do corpo, contribuindo para uma sensação de calma e tranquilidade.

Melhoria do Sono e Combate à Insônia:

A acupuntura também tem se mostrado uma aliada no tratamento da insônia e na melhoria da qualidade do sono. Ao estimular pontos específicos relacionados ao relaxamento e ao equilíbrio energético, a técnica pode ajudar a regular o ciclo do sono, proporcionando um sono mais profundo e reparador.

Fortalecimento do Sistema Imunológico:

“A acupuntura para a prevenção de infecções se dá pelo efeito sobre a fagocitose e a produção de anticorpos. Estudos realizados pela Escola de Medicina de Beijing mostraram que, com agulhamento dos pontos E36 e F4, houve aumento da fagocitose do Staphylococcus Aureus pelos leucócitos, aumentando a fagocitose através do sistema reticuloendotelial”, evidencia.

A prática regular da acupuntura também é associada ao fortalecimento do sistema imunológico. A estimulação dos pontos de acupuntura ajuda a aumentar a produção de células de defesa do corpo, melhorando a capacidade de combate a infecções e doenças.

Melhoria da Saúde Digestiva:

A acupuntura pode auxiliar no tratamento de problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável, refluxo ácido e constipação. “A evidência clínica demonstra que a inserção de agulha em certos pontos desempenha um papel regulador do ácido clorídrico. A puntura do ponto E36 em pacientes com úlcera gástrica reduz a secreção de suco gástrico ou tende a normalizar geralmente os ácidos livres e a acidez do conteúdo ácido”, diz.

Ao equilibrar a energia nos órgãos responsáveis pela digestão, a técnica pode melhorar a função gastrointestinal e aliviar desconfortos digestivos. “A acupuntura também possui efeito regulador das funções e a motilidade do intestino delgado, aumento do fluxo de bile e do suco pancreático (amilase, lipase pancreática e tripsina)”, assegura Regina.

Suporte à Saúde Mental e Emocional:

A abordagem holística da acupuntura também se estende ao suporte à saúde mental e emocional. A técnica pode ser uma aliada no tratamento de condições como depressão, ansiedade e estresse pós-traumático, promovendo o equilíbrio emocional e melhorando o bem-estar geral.

“A acupuntura regula os níveis de neurotransmissores como a serotonina, dopamina, GABA, neuropeptídeo Y e ACTH auxiliando na modulação de estados afetivos negativos, além de reduzir as citocinas inflamatórias relacionadas à ansiedade, podendo favorecer a estabilidade emocional, melhora dos níveis de tolerância e paciência tão desejados atualmente”, conclui Regina.

Complemento ao Tratamento Convencional:

É importante ressaltar que a acupuntura não substitui o tratamento médico convencional, mas pode ser um complemento eficaz em diversas condições de saúde. Cada vez mais estudos científicos confirmam os benefícios da acupuntura, tornando-a uma opção segura e eficiente para o tratamento integrativo da saúde.

A acupuntura oferece uma abordagem terapêutica milenar para a promoção da saúde e bem-estar em diversos níveis. Seu impacto positivo na redução da dor, estresse, ansiedade e melhoria geral da qualidade de vida fazem dela uma opção valiosa para aqueles que buscam uma abordagem holística para o cuidado da saúde física e mental. Como sempre, é recomendado buscar profissionais qualificados e credenciados para garantir uma experiência segura e efetiva com a acupuntura.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais