aulas práticas aulas práticas

Qual a importância das aulas práticas na pós-graduação?

6 minutos para ler

Para conseguir posições de destaque no mercado de trabalho, qualificar-se profissionalmente e alcançar diferenciais competitivos, já não basta ter apenas uma graduação. Por isso, é muito importante investir num curso de pós-graduação para alavancar de vez a carreira. Porém, nem sempre é fácil escolher a instituição ideal.

Nesse sentido, é importante eleger critérios de seleção — e um deles é observar se a instituição de ensino apresenta uma oferta satisfatória de aulas práticas na pós. Para quem procura especialização na área da saúde, isso é essencial.

Identificou-se com o tema? Então continue lendo este artigo! Vamos falar da importância e das vantagens ao matricular-se num curso que tenha essa abordagem de ensino.

Por que escolher uma instituição com oferta de aulas práticas?

Em qualquer curso de graduação, por exemplo, é necessário que o aluno aprenda a teoria e, quando possível, entenda na prática os ensinamentos dados em sala de aula. Afinal, ao ir para o mercado de trabalho, você não pode ser totalmente inexperiente. Por isso, o objetivo das aulas práticas é desenvolver as habilidades dos estudantes e torná-los ainda mais curiosos sobre o assunto.

Já na fase da pós-graduação você busca mais experiência com o curso. Isso só é possível ao “colocar a mão na massa”. Assim, é possível ter uma compreensão muito maior do tema e adquirir uma educação bem mais completa ao ter aulas práticas.

É importante destacar, ainda, a necessidade de contar com uma instituição que tenha laboratórios de qualidade. Para ter aulas dinâmicas, inspiradoras e desafiadoras é importante ter à disposição os equipamentos necessários para praticar os ensinamentos.

Dessa forma, ao procurar uma instituição que ofereça pós-graduação na sua área de interesse, é bom observar não apenas se ela fornece aulas práticas como também se tem laboratórios de qualidade e bem equipados.

Quais são os benefícios ao escolher uma instituição com essa metodologia de ensino?

Para os profissionais da área da saúde, os benefícios de escolher uma pós-graduação com aulas práticas são ainda maiores. Afinal, você consegue revisar a anatomia e fisiologia dos sistemas pertencentes ao organismo humano, como o digestório, urinário, cardiovascular e respiratório. Assim, é possível ver, na prática, os procedimentos e cuidados que devem ser feitos e tomados no dia a dia do trabalho.

Além disso, você tem outros benefícios ao optar por faculdades que ofereçam aulas práticas. Vamos listar alguns dos principais a seguir. Confira!

Interação com outros alunos

Ao ir para o laboratório, frequentemente você tem que trabalhar em equipe, estimulando, assim, a interação com a turma. Com isso, surgem debates e discussões sobre a matéria, enriquecendo o conhecimento de todos.

Aliás, no cotidiano de um emprego, é preciso interagir com os colegas e, ao ter essa experiência numa instituição acadêmica, você não sai da pós-graduação tão inexperiente.

Como se sabe, a sala de aula pode ser um ambiente muito rígido e dificultar a sua participação (e a de outros colegas), já que você se sente muito exposto. No entanto, no laboratório ou aula de campo, você começa a se sentir mais à vontade para expressar a própria opinião e colaborar com as discussões.

Experiência comprovada

Como já dissemos, sair de um curso superior sem o mínimo de experiência não é nada recomendável. Afinal, ao chegar no mercado de trabalho, você precisa ter alguma noção de como realizar o próprio trabalho.

No caso da pós, como você poderia se dizer especialista em um assunto se apenas estudou a teoria, mas não realizou nada na prática ao longo do curso? Para algumas áreas, ter contato fora de sala de aula com o objeto de estudo é um pré-requisito básico.

Nesse sentido, ao terminar o curso, você receberá um certificado e um histórico relatando quais as disciplinas cursadas. Assim, ao selecionar uma instituição que conte com aulas práticas, você poderá comprovar que teve experiência no ramo, ao contrário de colegas de profissão que só tiveram aulas teóricas. Isso, inegavelmente, mostra um diferencial competitivo na hora de buscar um emprego ou buscar uma promoção na empresa.

Familiaridade com equipamentos

Várias áreas têm demanda por equipamentos tecnológicos para que o trabalho possa ser realizado. Nesse sentido, as aulas em laboratórios permitem que você tenha mais familiaridade com essas ferramentas.

Assim, você vai se sentir mais confiante e seguro ao lidar, futuramente, com os equipamentos necessários — afinal, esses itens deixarão de fazer parte de um território desconhecido.

Vale destacar que, para ter uma relação profunda com essas ferramentas, é importante que elas estejam em boas condições. Por isso, ressaltamos mais uma vez que, ao procurar instituições de pós-graduação com aulas práticas na sua área de interesse, não deixe de perguntar ou, se possível, ver o laboratório para analisar a qualidade das ferramentas.

Autonomia

Sabemos que, na sala de aula, a autoridade é o professor — e isso cria uma distância natural entre ele e os alunos. Além disso, a presença dele pode prejudicar a liberdade dos estudantes, que se sentem dependentes para poder fazer qualquer ação.

Já nos laboratórios e aulas de campo é possível ter mais autonomia, podendo utilizar os equipamentos e materiais e solicitar uma supervisão em caso de dúvida. O importante é que há liberdade para fazer os experimentos e testes. Isso, além de ajudar no progresso da autoconfiança, estimula a independência. Afinal, no dia a dia do trabalho, você não fica dependendo a todo instante do seu superior para poder realizar as tarefas.

Dessa forma, tornar-se um profissional mais autônomo é um passo necessário para ter sucesso. Nas aulas práticas você não precisa seguir uma “decoreba”. O ideal é aprender e fixar o conteúdo refletindo sobre ele.

Percebeu como essa modalidade de ensino apresenta diversas vantagens para se tornar um profissional mais capacitado? Por isso, na hora de procurar uma instituição de pós-graduação, confira com atenção a grade curricular do curso e veja se apresenta disciplinas com aulas práticas.

A Faculdade Inspirar, por exemplo, vai contar com um Centro de Simulação Realística no seu novo campus. Dessa forma, os alunos irão vivenciar aulas práticas em ambulâncias e salas de emergência, com equipamentos completos e manequins realistas. Assim, será possível desenvolver as habilidades necessárias para exercer a profissão.

Se você ficou interessado, então entre em contato conosco e veja os tipos de pós-graduação com aulas práticas que oferecemos na sua área profissional!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.