Autismo é incluído no censo do IBGE

Na última quinta-feira (18) o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13.861/2019 que determina a inclusão de dados com informações sobre pessoas com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) no Censo de 2020 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é direcionar as políticas públicas e os recursos de forma correta aplicando-os em prol dos autistas.

O presidente assinou a sanção ao lado de sua mulher, Michelle Bolsonaro, que tem trabalhos direcionados a pessoas com deficiência, e do apresentador Marcos Mion, pai de um menino autista. O apresentador disse que a questão vem sendo defendida há algum tempo. Segundo ele, os autistas são uma comunidade praticamente invisível e ter o autismo incluído no censo é uma forma das pessoas com o transtorno se sentirem representadas.

Sendo assim, os censos demográficos realizados a partir de 2019 incluirão as especificidades referentes ao transtorno do espectro autismo. A inclusão de perguntas sobre o autismo no censo ajudará a determinar quantas pessoas no Brasil apresentam esse transtorno e como elas estão distribuídas pelo país.

Autismo

O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. Os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal, mas têm grande dificuldade para firmar relações sociais.

Por afetar o sistema nervoso, o alcance e a gravidade dos sintomas podem variar consideravelmente. Os sintomas mais comuns incluem dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos. O critério de diagnóstico baseia-se na capacidade de um indivíduo realizar atividades simples. De acordo com a classificação atual, há quadros leves, moderados e severos

A estimativa é que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil. Esse número poderá sofrer grandes alterações com as perguntas aplicadas no questionário do Censo do IBGE.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais