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Mediação de Conflitos Empresariais e Gestão Estratégica de Pessoas

O que é e qual a sua importância nas empresas?

Basicamente a mediação é um mecanismo alternativo, que passou a ser utilizado para solucionar conflitos de maneira neutra e imparcial. Os mediadores têm a missão de resolver a situação de forma amigável e agradável para as partes envolvidas.

Mediação Empresarial

De tão proveitosas que são, as mediações atraíram o olhar das empresas, que estão adotando suas técnicas, pois os mediadores são profissionais capazes de analisar as circunstâncias do ambiente de trabalho, ouvir gestores e colaboradores.

O trabalho é realizado através do amplo diálogo e é resolvido com a utilização de instrumentos, que focam na resolução das adversidades do cenário corporativo, e sem misturar questões externas e de relacionamento interpessoal.

A função do mediador empresarial resume-se em ouvir atentamente as partes envolvidas no conflito, verificando os fatos e criando soluções proveitosas para ambas as partes, evitando a frustação e não deixando que ninguém saia “perdendo”.

O que é a Gestão Estratégica de Pessoas?

A gestão estratégica de pessoas envolve as responsabilidades do setor de Recursos Humanos (RH) das empresas, visto que impacta no crescimento da instituição, viabiliza a competitividade empresarial e colaborativa, além de fortalecer a cultura organizacional.

A gestão de pessoas é uma nova conduta empresarial, que atua com o propósito de compreender as necessidades dos colaboradores e igualar de forma comum os interesses, exercendo um papel fundamental no auxílio da gestão de pessoal e qualidade do ambiente laboral.

Em virtude das relações de trabalho mudarem consideravelmente nos últimos anos devido a vários fatores – entre eles a tecnologia – as empresas precisam atender e entender as exigências das novas frentes de trabalho.

Atualmente os bons profissionais buscam mais do que uma colocação no mercado. Os jovens especificamente têm almejado encontrar oportunidades que ofereçam desafios e flexibilidade de horários, bem como bons salários e ambiente de trabalho amigável.

Quando o espaço não é favorável ou não atende as expectativas, acontece o aumento do turnover (taxa de rotatividade de funcionários), trazendo prejuízo para as empresas, uma vez que, de modo geral, investe-se tempo e dinheiro no treinamento de uma boa equipe.

Portanto, são cada vez mais necessários os especialistas em mediação de conflitos e gestão de pessoas, para saber estimular e desafiar uma equipe de forma positiva, o que traz, por consequência, maior produtividade e comprometimento com a empresa.

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Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
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