Cansaço, falta de atenção, sono e cabelo quebradiço?

2 minutos para ler

Você pode estar com avitaminose

Uma pesquisa feita pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e pela USP (Universidade de São Paulo) revelou que 99% da população brasileira possui quantidade insuficiente de vitaminas importantes para o organismo.

As vitaminas são compostos orgânicos importantes para o crescimento e funcionamento da célula, sendo fundamentais para o desenvolvimento do organismo. Sua deficiência provoca doenças graves, que é denominada genericamente de avitaminoses.

As avitaminoses podem gerar diversos distúrbios, entre eles: falta de crescimento em crianças, dificuldade para engravidar em mulheres, facilidade em abortar no primeiro trimestre da gravidez, entre outros. O inverso também é prejudicial: o excesso de algumas vitaminas também pode gerar problemas graves.

A deficiência de uma determinada vitamina geralmente apresenta relação direta com a alimentação com poucos nutrientes. Entretanto, é importante salientar que diarreia e náusea prolongadas, problemas de absorção e outras doenças também podem ocasionar a falta desses nutrientes.

Vitaminas essenciais para o corpo humano

As vitaminas A, C, D, K e B são essenciais para o bom desenvolvimento da criança, além de serem recomendadas também para adultos.

Vitamina A: é boa para a visão, pele e ossos. Seu consumo adequado pode ajudar no crescimento ósseo, evitar problemas no desenvolvimento da pele e das mucosas, além de atuar na composição dos pigmentos necessários para o bom funcionamento da retina.

Vitamina C: atua na construção de ossos, músculos e dentes saudáveis. É um antioxidante, além de ser importante para o sistema imunológico.

Vitamina D: é essencial para o crescimento e desenvolvimento de ossos e dentes, sendo útil contra o raquitismo.

Vitamina K: é importante para a coagulação do sangue.

Sintomas da falta de vitamina

· Atraso no crescimento e problemas cognitivos e motores em crianças;

· Cabelos e unhas quebradiças;

· Cansaço;

· Falta de atenção;

· Pele áspera e seca;

· Sono diurno.

O que leva à falta de vitaminas?

A avitaminose pode ser causada por uma ingestão pouco variada de alimentos, com poucas frutas e verduras, ou por uma deficiência do corpo na absorção. Para saber corretamente é necessário consultar um médico e realizar exames.

Posts relacionados