Como se preparar para uma entrevista de emprego?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, assim, conseguir uma vaga não é tão fácil quanto gostaríamos. A hora da entrevista é a oportunidade que temos para nos destacarmos dos demais candidatos e, por isso, é essencial estarmos preparados.

Assim, nunca devemos subestimar a preparação para uma entrevista de emprego. Além disso, os recrutadores testam os entrevistados para perceberem o quão estimulados estão para conseguirem uma vaga, bem como a vontade de ingressar na empresa em questão.

É a sua preparação para uma entrevista de trabalho que vai mostrar ao recrutador, ou entrevistador, o quão você realmente está interessado em fazer parte da equipe. Por isso, vamos mostrar aqui alguns passos importantes para que consiga o emprego com que tanto sonhou!

Muitas pessoas acabam seguindo uma profissão que nem gostam, por terem mais chances de conseguir um trabalho. Esse é o primeiro erro! Qualquer profissional, para ser realmente bom e se destacar de todos os outros, precisa gostar da profissão. Quando fazemos o que gostamos, fazemos sempre bem feito. E, por isso, antes mesmo de pensar em uma entrevista de trabalho, tem de pensar bem em qual profissão seguir.

O Guia das Profissões pode ajudar na escolha da sua profissão, pois traz conhecimentos vastos de várias profissões. Portanto, se ainda não encontrou a sua profissão ideal, o primeiro passo é encontrar a sua vocação.  Se já encontrou, então está preparado para seguir adiante e se preparar para uma entrevista.

1.Faça uma pesquisa

Marcaram uma entrevista. E agora? Bem, o primeiro passo é pesquisar sobre a empresa. Visite o site e as redes sociais para obter o máximo de informação possível. Além da homepage, não deixe de ler todas as outras informações como a página de serviços, produtos, e o “Sobre nós”.  Perceba quais são os valores e a missão da empresa. Esse é um aspeto essencial para estar alinhado com o que eles pretendem. Pesquise também sobre a empresa na Google. Empresas, principalmente grandes, têm sempre espaço nas notícias em vários sites da internet. Conhecer os concorrentes da empresa também é um ponto a favor. Independentemente do cargo que vai ocupar na empresa, estar ciente daquilo que precisa melhorar e o que precisa manter é sempre de grande valor.

2.Estude o seu Curriculum Vitae

Ir para uma entrevista e ficar pensando na hora em que fizerem perguntas sobre o seu curriculum é quase uma sentença de morte anunciada. Por isso, estude bastante o seu CV. Reveja todos os itens. Assim, quando lhe perguntarem algo, vai saber falar tranquilamente sobre o assunto.  Perceba, também, como as competências e experiências demonstradas no seu curriculum se encaixam na vaga a que está se candidatando.  Um dos erros mais comuns é enviar o curriculum sem sequer olhar para as competências exigidas pelo contratante.

3.Faça uma simulação da entrevista
A melhor forma de nos prepararmos para algo é treinando. Por isso, se tiver alguém da sua confiança, peça para simular uma entrevista. Entre as perguntas padrão, destacamos:
  • Quais os seus pontos fortes?
  • Quais os seus pontos fracos?
  • Motivo pelo qual quer trabalhar na empresa
  • Como se imagina daqui a 10 anos?
  • Por que deve contratá-lo?
  • Quais foram as maiores conquistas profissionais?
  • Quais foram as maiores conquistas pessoais?

Se não conseguir ninguém que possa ajudá-lo, responda a essas perguntas em voz alta, em frente a um espelho. Quando treina bastante as respostas, na hora da entrevista já não vai divagar tanto sobre um assunto, focando no que realmente importa, de forma clara e objetiva.

4.Faça algumas perguntas

A entrevista é um momento para se destacar de todos os outros candidatos e, por isso, mostrar interesse e entusiasmo é imprescindível. Sendo assim, faça algumas perguntas pertinentes sobre a empresa. Além de mostrar entusiasmo, o entrevistador pode perceber que você realmente se preparou e estudou sobre a empresa. Como é óbvio, não faça perguntas sobre os benefícios sociais nem sobre o salário. Esses temas são para discutir em uma fase posterior à entrevista.

Concluindo:

A entrevista de trabalho é sempre um momento muito difícil para qualquer pessoa. Os nervos à flor da pele, a necessidade urgente de conseguir um emprego, a vontade de entrar no mercado de trabalho – tudo isso faz com que se torne um momento muito desgastante.

No entanto, se tomarmos algumas medidas, é possível tornar esse momento mais tranquilo e até agradável. O segredo está na sua preparação.  Estar preparado para a hora da entrevista vai fazer com que se destaque dos demais candidatos e vai fazer com que esteja mais tranquilo também.

Seguindo os passos indicados acima, vai estar muito mais preparado e as chances de conseguir um emprego são muito maiores. O nosso desejo é que tenha muito sucesso na busca do seu emprego de sonho!

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais