Aumento de peso, infertilidade, queda de cabelo e cansaço são alguns dos sintomas
A tireoide está localizada no pescoço e é uma das maiores glândulas do corpo humano. Ela é responsável por produzir os hormônios que circulam pelo corpo através do sangue.
Dessa forma a função da tireoide é preservar o equilíbrio do organismo, regulando as funções de órgãos extremamente importantes, como o coração, cérebro, fígado e rins.
A tireoide atua, diretamente:
· Atua na memória, concentração, humor e no controle emocional;
· Controla a velocidade do metabolismo e manutenção do peso adequado;
· Crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes;
· Regula ciclos menstruais e a fertilidade.
No entanto, quando essa glândula não funciona adequadamente, ela pode liberar uma quantidade insuficiente ou excessiva de hormônios. Com o desequilíbrio hormonal, surgem os distúrbios tireoidianos.
Hipotireoidismo
O Hipotireoidismo é uma disfunção que caracteriza- se pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Essa doença é mais comum em mulheres, mas pode acometer qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, até mesmo recém-nascidos.
Sintomas
· Aumento de peso sem causa aparente;
· Batimentos cardíacos mais lentos que o normal;
· Cansaço excessivo;
· Ciclo menstrual irregular;
· Dificuldade de concentração;
· Diminuição da libido;
· Dor articulares, musculares e de cabeça;
· Inchaço na região das pálpebras;
· Pele áspera e seca;
· Queda de cabelo;
· Unhas frágeis e quebradiças.
Tratamento
O tratamento do Hipotireoidismo tem como objetivo regular os níveis de hormônios tireoidianos e, assim, aliviar os sintomas, sendo normalmente indicado pelo endocrinologista o uso de hormônios sintéticos.
Hipertireoidismo
O Hipertireoidismo caracteriza-se pela hiperatividade da Tireoide – esse desequilíbrio eleva a concentração dos hormônios e aumenta a velocidade do metabolismo orgânico. No hipertireoidismo, o organismo não reconhece a Tireoide como própria e começa a produzir anticorpos contra ela, caracterizando a doença como autoimune.
Sintomas
· Aumento da transpiração;
· Batimentos cardíacos acelerados;
· Cansaço;
· Diarreia ou evacuações frequentes;
· Fraqueza muscular;
· Infertilidade;
· Irregularidade menstrual;
· Irritabilidade e ansiedade;
· Irritação e desconforto nos olhos;
· Mãos trêmulas;
· Perda de peso;
· Sensação de calor.
Tratamento
O tratamento para o Hipertireoidismo deve ser indicado pelo clínico geral ou endocrinologista de acordo com os níveis de hormônios circulantes no sangue, idade da pessoa, gravidade da doença e intensidade dos sintomas. Existem três modalidades de tratamento para o Hipertireoidismo:
1. Clínico – feito com remédios antitiroidianas;
2. Iodo radioativo – utiliza-se um isótopo do iodo, que é administrado por via oral e ambulatoriamente, e leva a uma destruição proporcional da Tiroide;
3. Cirúrgica – remove-se cerca de 90% da tireoide.