Dry Needling

Curso com abordagem inédita no Brasil é ministrado na Faculdade Inspirar

O Dry Needling trata-se de um método que utiliza o “agulhamento a seco” em pontos do corpo que são anatômicos e específicos para o tratamento das dores. Ele pode ser empregado como recurso terapêutico em distúrbios musculares locais como: torcicolos, síndrome miofascial, cefaleia tencional, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, ciatalgias e dores articulares do esqueleto apendicular.

A técnica é um excelente recurso na diminuição e até mesmo na cura de dores musculares – pois quando a agulha é inserida no ponto gatilho, há um aumento de irrigação sanguínea no local, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos, causando o relaxamento da musculatura. Além disso, as fibras tensas são desativadas pelo próprio estímulo mecânico da agulha e com isso a dor melhora.

Segundo o ministrante do curso de extensão da Faculdade Inspirar em Dry Needling, Bruno Anello, a abordagem proposta é diferenciada e inédita no Brasil. “O conteúdo programático diz respeito a técnicas superficiais e profundas aplicadas em tratamentos musculoesqueléticos; lombopélvicas; extremidades inferiores de agulhamento em trigger points, chamados de Pontos Gatilhos – os quais atuam no auxílio do alívio das dores no corpo”, afirma.

Durante o curso, os alunos aprenderão protocolos específicos relacionados a musculoesqueléticas, bem como diretrizes baseadas em evidências de recomendações dos pontos considerados chaves e as dosagens recomendadas no procedimento Dry Needling.

Também serão apresentadas as mais recentes evidências científicas que comprovam os efeitos mecânicos, analgésicos, neurofisiológicos, químicos e hormonais, além dos estudos de imagens cerebrais, os quais tem demonstrado que o agulhamento em pontos distintos aos pontos gatilhos estimulam os sistemas inibitórios de dor em áreas do cérebro correspondentes ao controle da mesma. Para mais informações sobre o curso acesse:

https://www.inspirar.com.br/cursos/extensao/dry-needling-agulhamento-a-seco/

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais