Ergonomia

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8 Exercícios que podem ser feitos durante o trabalho

A Ergonomia é o estudo de como o corpo interage com o ambiente quando executa as tarefas. A ergonomia no trabalho tem o objetivo de minimizar o esforço físico e desconforto, e maximizar a eficiência e produtividade durante o trabalho.

Separamos alguns exercícios rápidos que você poderá fazer diariamente em sua própria mesa de trabalho. Ao fazer os exercícios listados, você poderá evitar dores de cabeça, fadiga ocular ou dores nas costas e pescoço.

1. Alongamento do Punho e Antebraço

Entrelace os dedos com as palmas das mãos voltadas para fora, e estique os braços. Segure por 10 segundos e repita cinco vezes.

2. Mão e Dedo

Coloque um pequeno elástico, em torno das extremidades dos dedos, excluindo o polegar. Separe e estique os dedos por 10 segundos, e alterne entre as mãos. Repita por cinco vezes.

3. Alongamento Rotatório

Ao sentar-se em sua cadeira com os pés apoiados no chão, gire o tronco para um lado e coloque as mãos na parte traseira de sua cadeira. Mantenha a posição por 10 a 20 segundos. Gire lentamente de volta à posição inicial e repita na direção oposta.

4. Ombros

Levante os ombros em direção às orelhas. Segure, e depois relaxe para baixo, para a posição normal. Repita 10 vezes.

5. Alongamento do Pescoço

Abaixe sua cabeça posicionando seu queixo para baixo e vire sua cabeça para o lado direito para que sua orelha fique acima do ombro direito. Segure por 15 segundos e, em seguida, retorne ao centro. Repita para o lado esquerdo.

6. Exercício de Resistência para o Pescoço

Entrelace as mãos atrás da cabeça e pressione a cabeça para trás, resistindo com as mãos. Segure por 15 segundos e repita.

7. Alongamento da Região Lombar

Lentamente, incline para frente enquanto inspira e estique sua cabeça e braços até onde conseguir e seja confortável. Mantenha a posição por cinco segundos. Inspire e começe lentamente reverter uma vértebra de cada vez, começando pela base de sua espinha. Expire e estique seus braços na direção do teto. Repita cinco vezes.

8. Alongamento do Quadril

Dobre a perna esquerda sobre a perna direita, coloque a mão direita sobre sua coxa esquerda e pressione. Repita para o outro lado.

Lembre-se de fazer intervalos. Tente fazer, pelo menos, um intervalo de 5 a10 minutos a cada hora de trabalho. Caminhe pelo escritório, beba um pouco de água ou faça outras atividades para exercitar músculos diferentes. Além disso, evite a fadiga ocular descansando e reorientando seus olhos. A cada 20 minutos, mude o foco dos seus olhos para longe da tela do computador – pode ser em direção a uma paisagem na janela ou um objeto distante.

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