Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Esportiva

A importância de aulas práticas durante a especialização

A Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Esportiva é a área responsável por acompanhar e tratar lesões causadas pela prática intensa (ou errônea) de exercícios físicos.

O profissional especializado neste campo necessita possuir um olhar clínico que entenda as particularidades, cuidados característicos e possa dar orientações individuais a seus pacientes, para evitar que ocorram lesões.

Portanto, a formação do fisioterapeuta especialista nesta atuação requer conhecimento de qualidade, práticas de ensino e tecnologias que o auxiliem a prestar o melhor atendimento.

Continue a leitura e descubra como é a metodologia de ensino da Faculdade Inspirar.

Alinhamento entre o ensino teórico e prático

A especialização de Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Esportiva da Faculdade Inspirar utiliza conhecimentos teóricos visando explicar os efeitos anatômicos, biomecânicos, celulares e fisiológicos que ocorrem nos indivíduos quando os fisioterapeutas ortopédicos realizam uma conduta.

Desta forma, a técnica precisa ser praticada e treinada, com o intuito de melhorar a precisão dos profissionais e a eficácia do tratamento que será oferecido ao paciente.

Logo, além de aprimorar procedimentos terapêuticos, as práticas ao serem realizadas pelos estudantes, proporcionam ao fisioterapeuta uma sensação similar a dos pacientes, gerando empatia e humanização terapêutica.

Relevância das aulas práticas

Vale ressaltar que todas as aulas do curso possuem execuções práticas. Inicialmente são repassados conhecimentos de maneira teórica, para introduzir os alunos sobre o conteúdo que será abordado, e, em seguida, há a aplicação da atividade sobre a temática discutida anteriormente.

Para a Faculdade Inspirar, a motivação prática é tão imprescindível que em alguns módulos é implementado o atendimento à população. Neste caso, os pacientes apresentam uma das disfunções abordadas durante a aula e, assim, os alunos fazem a avaliação cinético funcional completa, discutem entre si e delineiam um eficaz programa de tratamento para o problema relatado.

Tecnologia na sala de aula  

Os recursos tecnológicos são grandes aliados na didática da aprendizagem. Neste sentido, a Faculdade Inspirar investe nesta área, e, quando necessário, são utilizadas as mais modernas tecnologias e equipamentos que possibilitam aos alunos uma experiência de prática realista.

E em algumas disciplinas específicas, por exemplo, tal como Biomecânica da Corrida, é utilizado o software “Noraxon”, o qual permite que os estudantes realizem a análise do movimento na dimensão 2D.

Segurança no atendimento

O atendimento realizado em sala de aula foi implementado justamente para sanar a falta de segurança na realização dos procedimentos fisioterapêuticos, problema que costuma afligir os alunos.

A Inspirar está comprometida e com foco em entregar um ensino de extrema qualidade, e a excelência não seria possível, sem que os mesmos pudessem praticar os conhecimentos adquiridos, aplicando-os em uma situação real.

Porque escolher a Faculdade Inspirar

A Faculdade Inspirar é reconhecida pela excelência e qualidade de ensino, além de ser fundada e construída por fisioterapeutas. “Esse fato faz com que toda a estrutura do curso prepare os alunos para as mais diversas situações que ele possa enfrentar no mercado de trabalho”, ressalta Vitor Pezolato, doutor em Ortopedia e diretor da Faculdade Inspirar São Paulo – Borba Gato.

Outro ponto de destaque são as parcerias com as maiores empresas de tecnologia biomédica do Brasil, cujos equipamentos são trazidos para o trabalho e manejo em aula.

O corpo docente é formado por professores altamente comprometidos com a ciência, atuantes no mercado de trabalho e de referência nacional e internacional.

O que dizem nossos ex- alunos:

Os fisioterapeutas Nicole Vendramin Gomes e Hiroyuki Kitamura realizaram a Pós-graduação de Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Esportiva – Internacional, na unidade da Faculdade Inspirar São Paulo-Borba Gato e decidiram relatar como foi a experiência e os conhecimentos adquiridos.

Para Nicole, as aulas são ótimas, os professores estão sempre atualizados com estudos mais recentes sobre cada assunto, e demostram disponibilidade passando todos os conhecimentos possíveis. “Sem aula prática é quase impossível manter o nível no ensino. É através desses momentos que sabemos o posicionamento correto, qual pegada, quanto de pressão colocar em cada manuseio.  Isso é essencial, nós trabalhamos com pessoas sensibilizadas que requerem atenção. Quanto maior a nossa capacidade de entendimento e acolhimento no toque, maior a chance de ter êxito nos tratamentos com os pacientes”, salienta Nicole.

Quando Hiroyuki Kitamura realizou a especialização, ele estava formado há poucos anos. “Me ajudou muito, pois me deu uma visão diferente sobre como tratar os pacientes”, afirma. O fisioterapeuta reitera que os professores são maravilhosos, possuem vontade de ensinar, e as disciplinas são compostas por muito conteúdo. “Sem contar no renome dos professores que me deram as aulas. Acho que nunca vi um corpo docente tão incrível assim”, enfatiza Kitamura.

A estrutura curricular da Pós-graduação da Faculdade Inspirar foi confeccionada para agregar competência e segurança aos profissionais, bem como ampliar a capacidade avaliativa de cada paciente, trazendo aos alunos raciocínio clínico preciso, que o permite optar por técnicas de tratamento efetivas.

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828