Fisioterapia Intensiva

Como a pandemia possibilitou o reconhecimento da área

A fisioterapia é uma área que se preocupa com a qualidade de vida do paciente, buscando entender suas necessidades e ajudando na recuperação não somente da saúde, mas também na mobilidade e autonomia.

“A valorização do profissional da fisioterapia tem crescido significativamente, mas foi durante a pandemia de COVID-19 que a fisioterapia intensiva se popularizou e foi ainda mais reconhecido o papel do fisioterapeuta frente ao paciente crítico”, enfatiza o coordenador da Pós-graduação de Fisioterapia em Terapia Intensiva da Faculdade Inspirar, Dr. Roberto Navarro.

Foi por meio desse contexto que o papel do fisioterapeuta intensivista passou a ser visto como essencial, pois com uma equipe multidisciplinar, o fisioterapeuta passou a auxiliar não só os pacientes no cuidado intensivo, mas também em casos de recuperação e tratamento de sequelas.

É nesse contexto que ficou evidenciado que o papel do fisioterapeuta é tão fundamental na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). E a partir disso, a fisioterapia deixou de ser vista apenas como uma especialidade para tratar lesões esportivas, dores na coluna ou para intervir em questões estéticas, e tornou-se uma função essencial para ajudar aqueles que estavam lutando pela vida.

Não há dúvida de que a pandemia mudou como a sociedade percebe a fisioterapia e o papel do fisioterapeuta diante do tratamento de pacientes críticos. “É essencial que esse reconhecimento continue e que os profissionais da fisioterapia sempre recebam o imenso apoio e a valorização que receberam durante o momento de pandemia”, afirma o Dr. Navarro.

Na fisioterapia, a assistência com eficiência e qualidade é primordial para o sucesso do tratamento. Por esse motivo, o profissional precisa estar sempre em constante evolução, buscando o melhor para o paciente.

O papel da fisioterapia para os pacientes em estado crítico

É importante destacar que o paciente crítico não está apenas na UTI. Eles podem estar em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em um atendimento pré-hospitalar ou até mesmo na rua. Por isso, é essencial que os profissionais da fisioterapia estejam preparados para atender todas essas situações e oferecer o melhor cuidado possível.

Desse modo, o papel do fisioterapeuta é essencial na recuperação de cada paciente crítico, não apenas na parte musculoesquelética e neurológica, como também no cuidado paliativo. É preciso ressaltar que muitas vezes o paciente fica internado por dias, sedado, submetido a procedimentos invasivos, sem ver a família ou saber se vai sobreviver. E é neste momento que o fisioterapeuta entra e auxilia o paciente a retomar a sua qualidade de vida.

O atendimento nesses casos, por exemplo, vai além do hospital, pois é necessário considerar questões ligadas à desospitalização do paciente crítico. E o profissional precisa estar apto para atuar em comorbidades relacionadas em todas as situações, como uma doença, um acidente automobilístico, ou em cenários que geram sequelas graves.

Assim, o fisioterapeuta deve estar presente em todas as fases do tratamento, oferecendo suporte e cuidado para garantir que o paciente tenha a melhor qualidade de vida possível.

Ensino sobre Fisioterapia Intensiva

Antes restrita ao ambiente hospitalar, a atuação do fisioterapeuta intensivista atualmente se expande para as unidades de pronto atendimento e pronto-socorro espalhadas pelo Brasil. E o paciente crítico vem despertando o interesse de muitos estudantes de fisioterapia, por se tratar de uma vertente próspera de empregabilidade, a qual a pandemia demonstrou que sua atuação é imprescindível em todas as áreas.

A importância da prática na formação de um fisioterapeuta intensivista é indiscutível, especialmente na atuação com pacientes críticos. Muitos alunos têm a oportunidade de observar essa área da fisioterapia durante a graduação, mas é na prática que realmente acontece o aprendizado.

Desse modo, instituições como a Faculdade Inspirar são fundamentais na formação desses profissionais, uma vez que os alunos têm a oportunidade de vivenciar a atuação do fisioterapeuta em pacientes críticos, seja em áreas neurológicas ou musculoesqueléticas. “Os feedbacks dos alunos em relação a essa vivência são sempre muito positivos. Eles têm a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos na teoria e, assim, ter uma compreensão completa do papel do fisioterapeuta no cuidado desses pacientes”, diz o Dr. Navarro.

Além disso, a Faculdade Inspirar oferece a oportunidade de fazer networking, permitindo que os alunos conheçam profissionais que já atuam no ambiente hospitalar, mesclando aqueles que têm experiência com os que estão começando a carreira.

O diferencial da Inspirar é formar profissionais altamente capacitados para atuar em áreas tão importantes e desafiadoras como a fisioterapia voltada aos pacientes críticos. Também é latente a procura por cursos de extensão e vivências práticas como uma das formas de obter um diferencial, além de interações com outros profissionais que atuam na área.

Vale ressaltar que a sobrevida e a qualidade de vida do paciente muitas vezes depende imensamente do trabalho do fisioterapeuta. É por isso que a profissão é tão importante: por ajudar a garantir a saúde e o bem-estar de pacientes em situações críticas. “E, com o despertar do interesse dos alunos e a valorização da profissão, podemos esperar que a fisioterapia intensiva continue a crescer e evoluir nos próximos anos”, finaliza o Dr. Navaro.

O público que busca aperfeiçoamento na área dos pacientes críticos é aquele que busca um cuidado completo e uma atuação em diversas áreas da Fisioterapia.

 

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828